Receita: Lombinho de porco assado com melado

Lombo meladoÉ fim de ano e ai vai uma receita que pode ser uma boa pedida para complementar a ceia de réveillon. Algumas pessoas preferem colocar mostarda ou maracujá para quebrar um pouco do sabor do melado, mas, sinceramente, não é preciso.
Ingredientes:

1 lombinho (entre 1kg e 1,5kg, com capa de gordura)
1 vidro pequeno de melado
Suco de 3 limões
500g de cebolas pequenas (calabresa)
Sal (a gosto)
Vinagre (a gosto)
Azeite (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)
Louro (a gosto)

Modo de preparar:

Em uma travessa (de preferência dessas descartáveis, já que o melado costuma torrar e ser difícil de limpar), coloque o lombinho e, se preciso, tire o excesso de gordura (o ideal é ter uma camada de aproximadamente 2mm) e tempere com o sal, o suco do limão, o vinagre, azeite e o louro. Deixe descansar por uns 45 minutos. Enquanto isso, descasque as cebolas e reserve.

Antes de colocar o lombinho no forno, pincele com o melado até que ele fique totalmente coberto, polvilhe um pouco da pimenta do reino (de preferência moída na hora) e espalhe as cebolas na travessa, deixando que elas também fiquem envoltas no melado. Leve ao forno pré-aquecido (fogo médio) e vá virando o lombinho de 10 em 10 minutos, até que ele fique totalmente assado, assim como as cebolas.

Tempo de preparo: Aproximadamente 1h.

Foto: Divulgação

Confira outras boas receitas para o fim do ano:

Chester, arroz de forno e batatas recheadas

Batatas à Grega

Risoto de três cogumelos

Peru com Vinho do Porto

Figos ao vinho do Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *