Receitas: Risoto de três cogumelos

Risotos costumam ser pratos populares, embora nem sempre tão fáceis de preparar quanto se pensa. Ultimamente venho notando uma tendência de se colocar um excesso de ingredientes nos risotos, o que acaba deixando difícil reconhecer todos os sabores. O meu risoto tenta ressaltar os sabores suaves dos fungos, sem deixar que eles briguem com os temperos.

Experimente.

Ingredientes

500g de arroz arbóreo
100g de shitake
100g de shimeshi
100g de champignon
100g de coração de alcachofra
1 pimentão amarelo cortado em pedaços pequenos
1 pimentão vermelho cortado em pedaços pequenos
200g de manteiga
1 taça de vinho branco
Azeitonas verdes ou pretas (sem caroço)
Queijo parmesão ralado
Óleo de soja
1 cebola média cortada em pedaços pequenos
Caldo de legumes
Salsinha
Manjerona
Pimenta do reino
Vinagre
Sal

Modo de fazer

Lave e corte os cogumelos em pedaços médios. Coloque-os em uma panela com água fervendo, sal e vinagre até cozinhar, sem deixá-los muito moles. Retire, seque e reserve.

Em uma frigideira alta (ou panela pequena) derreta, em fogo baixo, a manteiga e coloque os cogumelos, a cebola, os pimentões e as alcachofras. Tempere com a manjerona, a pimenta do reino e um pouco de sal. Despeje a taça de vinho e refogue até que o vinho evapore. Por fim, acrescente as azeitonas e reserve.

Para o preparo do arroz, esquente um pouco de água e reserve. Em uma panela larga, coloque um fio de óleo de soja e coloque o arroz. Mexa rapidamente e despeje a água até cobrir o arroz. Acrescente o caldo de galinha (natural ou em cubo) mexendo sempre o arroz.

Quando a água começar a evaporar, junte os ingredientes que foram refogados na manteiga e no vinho e acrescente um pouco mais de água (se for necessário), sempre mexendo com uma colher de pau, até que o arroz cozinhe e fique al dente.

Por último, coloque o queijo ralado, misture bem e sirva em seguida.

Confira as outras receitas do F(r)ases da Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *