Esses Ingleses Maravilhosos e Suas Pesquisas Voadoras XI – O Besouro Mais Forte do Mundo

29/06/2010 0 Por Fernando de Oliveira

Muitos sucumbem diante de um obstáculo. Outros se encolhem na hora de tomar uma atitude. Há até os que demonstram falta de ‘inteligência emocional’ e não escondem sua falta de paciência com atos burros e incompetentes. Sinais de fraqueza?

Bem, para mostrar que qualquer um pode levar um grande peso sobre os ombros, cientistas britânicos e australianos pesquisaram muito para descobrir que o inseto mais forte do mundo é o besouro Onthophagus taurus, capaz de puxar 1.141 vezes seu próprio peso, o equivalente para uma pessoa de 70 kg conseguir levantar 80 toneladas, o peso de seis ônibus de dois andares.

O mais legal é a parte do estudo que diz:

A força extraordinária de muitos besouros se deve a seus incomuns rituais de acasalamento. Porém, até mesmo os machos mais fracos da espécie têm uma compensação evolutiva: testículos enormes que aumentam suas chances de fertilizar uma fêmea. Os besouros fêmeas desta espécie cavam túneis no esterco, onde os machos acasalam com elas. Se um macho entrar em um túnel que já está ocupado por um rival, eles vão lutar com os chifres, um tentando puxar o outro para fora. Alguns besouros, embora sejam menores e mais fracos, não precisam disputar a atenção das fêmeas por causa de seus testículos substancialmente maiores.

É, pelo jeito, até para os besouros tamanho é documento.