Receitas e passeios para comemorar e aproveitar o Dia do Tomate

Delicioso e cheio de benefícios para a saúde, o tomate é reverenciado em todo o mundo como um dos produto mais consumidos pelo ser humano

O tomate é daqueles produtos que você precisa se esforçar muito para “estragar”. Ele serve para quase qualquer coisa e é utilizado em todos os continentes e culturas. Por isso, o dia 1 de fevereiro merece ser muito comemorado. Afinal, é o Dia Mundial do Tomate.

Natural das Américas

Ao contrário do que muita gente boa pensa, o tomate não é proveniente da Europa. Ele é americano!

Embora tenham sido os italianos os que melhor aproveitaram todo o potencial do tomate, ele só chegou na Europa no século XVI, embora já fosse conhecido pelos habitantes da América Central desde, pelo menos, 1492, apesar de que era usado apenas como ornamento e não como alimento.

Mas o tomate invadiu mesmo o mundo quando chegou na Europa. A importância deles na culinária italiana (uma das mais populares do planeta) é sem igual.

O “promo d’oro” — nome dado a fruta no país da bota e que acabou dando origem a um dos mais deliciosos molhos já criados — acabou dominando saladas, molhos e até mesmo como prato principal.

Cru, cozido, assado ou processado o tomate é uma estrela.

Fruta, fruto ou legume?

A maior dúvida sobre o tomate é se ele é um fruto ou um legume. A resposta (simples e rasteira) é: FRUTO!

Fruta é termo popular aplicado aos frutos doces e comestíveis, como banana e uva, mas não é aplicado ao tomate, que é um fruto, mas não é doce

São muitos os tipos de tomate, mas todos eles têm muitos benefícios (além do sabor, claro).

Menos açúcar no sangue

Como é rico em cromo, o tomate ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, sendo muito benéfico aos diabéticos. O fruto também é um alimento de baixa caloria, ajudando a manter (e perder) peso, outro benefício para quem luta contra o excesso de açúcar.

Porém, por não ser muito doce e geralmente fazer parte de saladas e molhos, deve-se evitar colocar muito sal no seu tempero. Afinal, de nada adianta melhorar os níveis de açúcar e elevar a pressão sanguínea.

Combate o câncer

O licopeno (substância que dá cor ao tomate), tem propriedades que evitam o desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Um estudo publicado no Jornal do Instituto Nacional do câncer alguns anos atr´s, sugere que comer mais tomates reduz o risco de desenvolver o câncer de próstata, pulmão e estômago, entre outros.

Bom para quase tudo

Dizem que o tomate faz bem para a visão, ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelos raios ultravioleta e até mesmo ajuda a evitar a queda de cabelo, entre muitas outras coisas, mas o que interessa mesmo é o seu gosto.

Viagem com a segurança do Clube Hurb (do Hotel Urbano), parceiro do Blog do Feroli

Viciante

Desde o início do blog que, de tempos em tempos, escrevemos algo sobre o tomate. Pode ser uma receita caseira ou a recomendação de algum restaurante ou região para ser visitada.

O tomate é um importante companheiro nas viagens feitas pelo blog. Comprar um cacho de tomates e comê-los no quarto do hotel (ou casa) onde estivermos hospedados é sempre um prazer (principalmente nos países europeus, onde a variedade e os sabores sempre parecem muito mais acentuados).

Algumas receitas do blog onde o tomate brilha

Uma nova receita

O tomate serve para todo tipo de prato. Para comemorar o Dia do Tomate separamos uma das receitas mais “pobres”, populares e fáceis de fazer: pizza de pão de forma.

Nela, o tomate aparece no molho e como um topping.

Clique nos links  (ou no banner) e compre os acessórios no Magazine do Feroli, com a chancela do Magazine Luiza. É barato, seguro e ajuda o blog a continuar preparando receitas deliciosas para você

Ingredientes

Pão de forma (sem casca)
Molho de Tomate (industrializado)
Tomates em rodela
Mussarela ralada
Orégano
Alho picado (a gosto)
Manjericão

Modo de fazer

Coloque os pães de forma em um tabuleiro de metal (ou forma de pizza), espalhe um pouco de molho de tomate, o alho picado e cubra com a mussarela.

Por cima, coloque uma rodela de tomate, uma folha de manjericão e polvilhe com um pouco de orégano.

Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) e tire assim que a mussarela derreter.

BannerROTEIROS-5-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

O tomate e a Itália

Como já dissemos, nenhum país no mundo soube utilizar o potencial do tomate como a Itália. Do Norte ao Sul do país, é possível encontrar pratos deliciosos que têm como base ele, o tomate.

Abaixo estão alguns passeios gastronômicos que vão deixar a sua viagem para a Itália bem mais gostosa.

 

 

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!
(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.
(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão.

Brasil x Itália e o tomate
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.
(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *