Parceiro se torna irritante com o tempo

23/11/2008 4 Por Fernando de Oliveira

briga-de-casalSeguindo a onda do Fim do Amor Romântico, da constatação de que mulheres preferem parceiros parecidos com seus pais, de constatarem que a Dor Emocional Dura Mais Que a Dor Física e de descobrir que Os Feios Ficam Mais Bonitos Quando Estamos Bêbados, isso sem contar que os Homens Gastam Mais com Mulheres Vestidas de Vermelho, os cientistas resolveram gastar tempo e dinheiro para descobrir que os casais vão perdendo a paciência um com o outro com o passar do tempo.

É a velha história de que pequenos detalhes vão ganhando grandes proporções por conta da intimidade e da vontade incontrolável de fazermos com que nossos hábitos e manias se sobreponham sobre as do nosso parceiro. Após um certo tempo parece que tudo que a outra metade do casal faz é para irritar. Pode ser mudar um móvel de lugar, trocar a ordem das gavetas ou até mesmo começar uma limpeza pelas coisas do companheiro.

O estudo diz que se você briga hoje, a coisa só deve piorar. E isso só acontece porque (se você é daqueles que têm problemas para viver a dois) você fica cada vez mais irredutível. Pior, quando a relação é com filhos ou amigos, o irritadinho fica cada vez mais flexível e compreensivo.

briga-de-casal2Com o passar do tempo, nós nos tornamos mais confortáveis com o nosso companheiro, e isso faz com que seja mais fácil expressar nossos sentimentos ao outro“, disse Kira Birditt, que liderou o estudo. Cascata pura!

O que acontece é que muita gente não tem a noção de que um relacionamento/casamento vive de pequenas concessões que fazemos todos os dias. Com o tempo fica-se com a impressão de que essas concessões não são mais necessárias e que é obrigação do companheiro entender que eles são superiores.

O estudo também diz que os mais velhos têm mais tolerância. Será? Pela minha experiência fica a impressão de que quanto mais velho, mais dificuldade para pedir desculpas os superiores têm.

Será?

Leia mais sobre a pesquisa aqui.