Beatles concerto do telhado

Show dos Beatles no telhado finalmente é lançado

Ausência mais reclamada pelos fãs dos Beatles no recente lançamento do box “Get Back”, o áudio completo do show do telhado (última apresentação dos Fab Four) estará disponível nas plataformas de streaming nesta sexta-feira (28)

Finalmente! O áudio completo da última apresentação dos Beatles, o famoso show do telhado — “Get Back: The Rooftop Performance” — será lançado na íntegra (nas plataformas de streaming) nesta sexta-feira (28).

Os pouco mais de 40 minutos da apresentação da banda em 30 de janeiro de 1969 sempre foi um sonho para os fãs da banda (veja a lista das canções tocadas no fim deste texto).

O documentário dirigido por Peter Jackson e disponível no Disney+ (“The Beatlees: Get Back”) já havia trazido tudo o que existia em filme da apresentação. Porém, há mais em “Get Back: The Rooftop Performance”.

Segundos preciosos e inéditos

Os menos informados devem estar perguntando: “Qual a razão para querer ter o áudio se já temos o filme?”

Bem, há alguns segundos (preciosos) que não foram captados pelas câmeras. Isso, porque os rolos de filme tiveram que ser trocados e uma pequena jam e uma parte do hino God Save the Queen” só existem em áudio.

Por que não foi incluído na caixa do “Get Back”?

Em entrevista a revista Rolling Stone, o produtor Giles Martin (filho de George Martin) explicou que eles até pensaram em incluir o áudio do show, mas ele ocuparia muito espaço”.

A boa notícia é que o áudio ganhou novas mixagens estéreo em em Dolby Atmos. As duas feitas por Giles Martin e Sam Okell, a mesma dupla responsável pelos últimos e ótimos lançamentos dos Beatles.

Beatles no telhado IMAX

Será que eles passaram no teste?

— Eu sempre achei que o concerto do telhado é melhor de ser visto que ouvido, mas os pedidos o sucesso do projeto Get Back me fez mudar de ideia….acho que é um tipo de documento histórico para os fãs e fiz esse projeto para que os fãs pudessem ouvir tudo o que eu tinha — explicou Martin na mesma entrevista.

Como essa é a primeira vez que o show será lançado na íntegra, essa também será a primeira vez que o mundo poderá responder ao comentário de John Lennon ao final do miniconcerto: “Espero que tenhamos passado no teste”.

Muitos eventos para comemorar os 50 anos do show do telhado

Para marcar os 50 anos da última vez que os Beatles subiram em um palco (mesmo que improvisado) a Apple (dos Beatles, claro) programou uma série de eventos.

Na mesma sexta-feira (28), a cantora Norah Jones vai lançar no seu canal do YouTube dois vídeos gravados no topo do Empire State Building, em Nova York (“Let It Be” e “I’ve Got a Feeling”).

No sábado (30) o concerto do telhado será exibido em alguns cinemas da Inglaterra e Estados Unidos, em telas IMAX.

Neste mesmo dia a trupe do Cirque du Soleil vai apresentar um vídeo com a canção “Get Back (LOVE Version).

Concerto do telhado nos cinemas brasileiros

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro os brasileiros poderão ter a mesma experiência de ingleses e americanos e assistir ao concerto nos cinemas IMAX. Dez cidades foram escolhidas para receber o filme (veja a lista abaixo).

Rio de Janeiro (UCI New York City)
Porto Alegre (2135 Walling)
Recife (UCI Kinoplex de Lux)
Belo Horizonte (Multiplex Boulevard Shopping)
São Paulo (Cinépolis JK Iguatemi, Espaço Itaú Pompeia, UCI Shopping Anália Franco)
Cotia (Cineflix Cotia)
Curitiba (Shopping Palladium)
Ribeirão Preto (UCI Ribeirão Shopping)
Fortaleza (UCI Shopping Iguatemi)

A venda dos ingressos começa no dia 31 de janeiro!

The Beatles: Get Back será lançado em blu-ray e DVD

As canções do show do telhado

1. “Get Back” (Take 1)
2. “Get Back” (Take 2)
3. “Don’t Let Me Down” (Take 1)
4. “I’ve Got a Feeling” (Take 1)
5. “One After 909”
6. “Dig a Pony”
7. “Jam/God Save The Queen”
8. “I’ve Got a Feeling” (Take 2)
9. “Don’t Let Me Down” (Take 2)
10. “Get Back” (Take 3)

Uma versão deste texto foi publicada na Revista Ambrosia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *