Seu crédito de viagem está expirando? Saiba o que fazer

Tinha uma viagem marcada para o último ano e trocou por um voucher ou crédito com alguma empresa aérea e agora eles estão expirando? Veja algumas dicas de como negociar com as empresas

Março de 2020 marcou uma reviravolta no mundo e, particularmente, no setor do Turismo. Milhões de pessoas tiveram que cancelar ou remarcar viagens e, muitas vezes, sem saber quando poderiam realizá-las.

Fazia 100 anos que o mundo não enfrentava uma pandemia como a da COVID-19.

Agora, em março de 2021, a situação continua confusa, mas com uma diferença que está preocupando demais quem tinha um bilhete de viagem e trocou por créditos ou por um outro voucher de viagem.

Normalmente, esses créditos (ou vouchers) tinham a validade de 12 meses, o que significa que muitos deles devem começar a vencer agora, em abril.

Fica a dúvida de como negociar para que os créditos não sejam perdidos, já que o mundo continua fechado, especialmente para nós, brasileiros.

Aqui vão algumas dicas de como agir para conseguir um bom acordo.

Photo by Ben Heine

Confira as políticas da empresa por onde irá voar

O primeiro passo para conseguir um bom acordo de revalidação dos créditos ou do voucher de viagem é saber como a cia. aérea está agindo com a maioria dos clientes.

Uma pesquisa na internet pode ser muito útil para saber qual tática de negociação usar.

Cada país criou regras próprias para que as empresas façam o ressarcimento ou revalidação dos créditos de viagem.

Portanto, é preciso ter em mente que as negociações serão diferentes caso os bilhetes tenham sido comprados no Brasil ou no exterior.

Como já deu para notar, não há uma diretriz comum sendo seguida no mundo. Cada país tem suas regras e cada empresa pode ter políticas diferentes. Ou seja, nada é simples.

Teve problemas com a remarcação da sua viagem? Fale com a Resolvvi e não tenha dores de cabeça. Clique no banner e ganhe um desconto exclusivo do Blog do Feroli

Cheque as condições do seu voucher/crédito

Outra atitude imprescindível que precisa ser tomada é ler com cuidado as condições do voucher/crédito que o passageiro tem em mãos.

Normalmente, a empresa envia uma correspondência ou e-mail com as regras que se aplicam aquele acordo.

É preciso ler tudo com atenção, inclusive “as letras pequenas” que sempre incluem cláusulas que podem fazer toda a diferença na hora de negociar.

Nessas cláusulas geralmente estão as exceções que (geralmente) protegem as empresas e que são usadas para justificar possíveis negações de benefícios para os clientes.

Como trocar um crédito de viagem

Fronteiras fechadas podem ser boas para barganhar

Com a maioria das fronteiras do mundo fechadas para os brasileiros, as cias. aéreas estão sendo bastante receptivas aos que entram em contato por não se sentirem confortáveis para viajar neste momento ou para os destinos disponíveis.

Essa situação (fechamento das fronteiras) acaba sendo positiva para os clientes que haviam comprado passagens para datas que acabaram ficando no meio da pandemia.

Como trocar um crédito de viagem

O que sugerir para a troca do crédito

Mas, fica a grande dúvida: o que pedir para as empresas?

Bem, isso depende muito da sua crença (ou não) de que as viagens poderão ser retomadas ainda este ano.

As duas principais opções são: pedir uma extensão do prazo de validade do voucher/crédito ou marcar a passagem para uma data futura.

Caso a opção recaia sobre marcar a passagem, é muito importante que se tente um bilhete com data flexível. Caso contrário, a possibilidade de ser obrigado a fazer outra negociação no futuro é grande.

Tente marcar para alguma data no segundo trimestre de 2022. É a opção mais segura.

Grande parta das empresas aéreas está aceitando mudanças nos bilhetes (sem cobrança de qualquer taxa) até o fim de 2021, mas essa data ainda pode ser mudada para 2022, desde que negociado com “jeitinho”.

É claro que muitos podem preferir pedir o ressarcimento do valor pago e o cancelamento do bilhete, mas essa é uma opção que só deve ser utilizada em último caso.

As chances de ter dor de cabela com as condições para a devolução de dinheiro. As condições nunca são simples, seja lá em qual país for.

Portanto, só peça o dinheiro de volta se você tiver paciência e não se incomodar em perder alguns reais nessa transação.

Não espere muito para entrar em contato

Outra dica muito importante é “não demorar para entrar em contato com a cia. aérea”. Quanto mais tempo passar, piores serão as condições para conseguir uma boa barganha.

Nesse caso, antecedência faz mesmo diferença!

BannerROTEIROS-5-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Pesquise muito

Outro ponto importante — principalmente para quem pretende remarcar a viagem — é saber quando há voos disponíveis para o destino desejado.

Isso evita que se fique refém da boa vontade do atendente da empresa aérea. Vale demais perder algumas boas horas pesquisando voos e destinos, para que se tenha “armas” para negociar.

Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

É possível transferir a passagem para outra pessoa?

Normalmente, passar a titularidade de um bilhete aéreo para outra pessoa não é uma tarefa simples por uma série de motivos (saiba mais neste link), mas, nesses tempos de covid-19 as empresas estão bem mais flexíveis.

Para saber se a troca é possível é preciso, primeiro, ler as condições do seu voucher/crédito (como dissemos no início desse post) e, caso não exista nenhum impedimento, ter certeza de que a pessoa que ficará com o bilhete poderá mesmo viajar na data marcada, já que, nesses casos, uma nova troca de datas pode ser bem cara.

Booking.com

Mais dúvidas que certezas

Neste momento do tempo (início de abril de 2021) há mais incertezas do que certezas sobre como vai estar o mundo daqui a seis meses ou até mesmo um ano. Por conta disso, se antecipe e tente encontrar uma solução para os seus créditos o mais rápido possível.

Quanto mais perto da data de vencimento/viagem, menor serão as opções oferecidas pelas empresas.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail blogdoferoli@blogdoferoli.com. Podemos ajudar na procura de um bom voo ou destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *