Criado em 1612, o Jardim de Luxemburgo é um dos mais bonitos e democráticos da capital francesa. Lá se pode relaxar, ler e beber um bom vinho quente com canela
Paris é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo e, sozinha, recebe anualmente mais visitantes que todo o território brasileiro.
O Blog do Feroli é apaixonado por Paris e por vários lugares específicos da capital francesa.
Esse post estava programado para ser publicado faz tempo, mas com a impossibilidade de viajar até a França e com as restrições impostas na própria cidade para o deslocamento de pessoas, fomos adiando.
Porém, como a situação ainda vai demorar um pouco para se normalizar e com o inverno no Hemisfério Norte, decidimos que seria uma boa hora para mostrar alguns dos atrativos do Jardim de Luxemburgo e preparar a próxima visita.
Um lugar para relaxar
Criado em 1612, o Jardim de Luxemburgo é um dos mais bonitos e democráticos da capital francesa. Lá se pode relaxar, ler e beber um bom vinho quente com canela.
As cerca de 4 milhões de pessoas que visitam o local anualmente (antes da pandemia) se espalham pelos 22 mil m² (lembrando que um campo de futebol tem 8.250 m²) aproveitando as várias opções do “parque”.
Dizem que ele é o jardim preferidos dos parisienses e, com certeza, é o preferido deste autor. Seja na primavera, outono ou verão (no inverno as temperaturas não são recomendadas para atividades ao ar livre) o Jardim de sempre tem algo para oferecer.
Poucas coisas são melhores que sentar em uma cadeira perto de uma fonte, ler um livro com calma, olhar os patos que nadam nos pequenos lagos, caminhas pelos bosques ou fazer um picnic nos gramados do jardim.
Admirar uma das 106 esculturas espalhadas pelo espaço podem tomar tempo, mas lá não é um lugar para visitar apenas uma vez. Portanto, aproveite o seu tempo com calma.
No verão há (havia) até shows musicais no seu coreto.
Além disso, há o Museu du Luxembourg (inaugurado em 1750) e vários equipamentos para crianças. Lá encontramos um belo playground, carrossel, pôneis para passear e barquinhos para brincar no lago.
Também há quadras de tênis, basquete e mesas para jogar xadrez. Ou seja, o que não falta são atividades para escolher.
O Jardim de Luxemburgo fica estrategicamente localizado no 6.º arrondissement de Paris, podendo ser acessado facilmente pelo metrô — estação Odéon (linhas 4 ou 10) ou trem RER B (estação Luxembourg).
Parisienses muito educados
Ao contrário do que reza a lenda, os parisienses não mal-educados e nem tratam mal os turistas.
Na verdade, eles são prestativos e muito simpáticos, desde que você também seja educado e (pelo menos) tente arranhar algumas palavras em francês (o que não é muito difícil nos dias de hoje).
Somente uma vez (em uma fromagerie) encontrei um par de franceses que se encaixaram no esteriótipo de pessoas pedantes. Mas eles foram exceção e perderam uma boa venda de queijos.
Planejando a visita
Como repetimos em quase todos os posts nos últimos 12 meses, não sabemos quando poderemos voltar a viajar. Paris (hoje) é um sonho distante, mas esperamos que seja possível ir até lá ainda este ano.
Sendo assim, pode ser uma boa hora para planejar ou procurar um pacote de viagem com bom preço.
Sobre o Blog do Feroli
O Blog do Feroli é um site que fala prioritariamente* sobre viagens e turismo. Fazemos roteiros personalizados e ajudamos em todas as etapas de planejamento da sua viagem (passeios, hospedagens, etc).
Para isso, fechamos parcerias com grandes empresas do ramo hoteleiro, aéreo, de aluguel de carros, passeios e outros.
Estamos sempre em atualização e você pode entrar em contato conosco, deixando um comentário, enviando um e-mail ([email protected]) ou através das nossas redes sociais (Facebook, Instagram ou Twitter).
A totalidade dos textos é original e algumas imagens podem ser de divulgação ou de outras fontes.
Esse texto é dedicado aos que mantém a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV).
*Prioritariamente significa “que goza de uma prioridade sobre os outros”. Não confundir com exclusivamente!