Ponte do Brooklyn vai ganhar ciclovias exclusivas até o fim do ano

Bill de Blasio, prefeito de Nova York, quer ampliar o uso da bicicleta e proteger pedestres e ciclistas, que hoje dividem o mesmo espaço na Ponte do Brooklyn

Ponte do Brooklyn

Várias importantes cidades ao redor do mundo vêm apostando na bicicleta como meio de transporte para curtas distâncias.

Com elas, é possível diminuir congestionamentos e a poluição. Porém, ainda são poucas as cidades que realmente possuem planos para a implementação de ciclovias e ciclofaixas que sejam eficientes e seguras.

Nova York amplia as opções

Pensando em proteger ciclistas e pedestres, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, vem investindo na criação de vias exclusivas para os ciclistas. Até agora, já foram gastos US$ 58,4 milhões e criou mais de 2,200 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

Mesmo assim, Nova York não figura nem mesmo entre as 20 cidades mais “amigáveis” para os ciclistas.

No fim de janeiro, de Blasio anunciou que vai criar ciclofaixas (nos dois sentidos) da Ponte do Brooklyn, uma das mais famosas da cidade e principal ligação entre a ilha de Manhattan e o continente.

Ponte do Brooklyn

Proteção para todos

Hoje, os ciclistas que atravessam a via precisam dividir espaço com o grande número de pedestres (turistas e moradores) que cruzam a ponte todos os dias na via no centro da ponte, acima das pistas para carros, ônibus e caminhões.

Agora, o plano é instalar essas faixas ao lado das pistas dos automóveis, mas com proteções para impedir acidentes. Serão erguidas barreiras de mais de 1 metro separando as pistas dos carros das ciclovias.

O projeto deve estar pronto até o fim deste ano e foi recebido com alegria por ciclistas e, principalmente, pelos pedestres.

https://i1.wp.com/blogdoferoli.com/wp-content/uploads/2019/05/Travel-Mobile_336x280_BR.png?resize=300%2C250&ssl=1
Clique no banner e ganhe US$ 5 de créditos na sua primeira compra. Presente do Blog do Feroli

Serão quase 2 km de vias exclusivas, o que deve “desengarrafar” o trânsito para quem cruza a pé a Ponte do Brooklyn.

Com a pandemia e a necessidade de se evitar o contágio muitos nova-iorquinos decidiram trocar o transporte público pela bicicleta. Segundo dados da prefeitura, se compararmos os números de novembro de 2019 com os de novembro de 2020, o aumento do número de ciclistas foi de 55%.

Um passeio lindo

O Brooklyn Bridge Park é uma das atrações do Brooklyn. Clique para ampliar

Quem visita Nova York não deve perder a oportunidade de fazer a travessia da Ponte do Brooklyn. Seja qual for o sentido no qual você caminhe, há muita coisa para fazer e conhecer dos dois lados da ponte.

Além de fazer bem para a saúde (física e do planeta), ainda é uma maneira de fugir do transporte público que, apesar de eficiente, quase sempre está lotado e, no verão, torna as estações de metrô um verdadeiro forno.

O Blog do Feroli só indica que se evitem dias de verão extremo ou quando o frio se tornar proibitivo. Não esqueça que estará passando por cima d’água, o que potencializa o calor e o frio.

Entre em contato conosco e prepare um roteiro para a Grande Maça que vai fazer você conhecer muita coisa (e lugares) que só os moradores de lá sabem que existe.

Mande um e-mail para blogdoferoli@blogdoferoli.com ou clique no banner abaixo.

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *