Você precisa ouvir John Lennon remixado? Sim, precisa

Você precisa ouvir John Lennon remixado? Sim, precisa

17/10/2020 0 Por Fernando de Oliveira

Coletânea “Gimme Some Truth” deixa o som do ex-beatle John Lennon mais “moderno”, para o bem e para o mal. Leia a nossa crítica

Mexer com a obra de um artista tão importante como John Lennon é sempre um risco. E é exatamente isso que a nova coletânea “Gimme Some Truth” faz.

Nela, 36 canções da carreira solo do ex-beatle foram remixadas com o objetivo de “modernizar” o som do artista, tornando-o mais palatável aos ouvidos da geração que só conhece o streaming.

John Lennon

Clique na imagem e peça a sua cópia

Resultados mistos

Exatamente por ser um artista tão importante, foi necessário ouvir várias vezes o álbum antes de fazer um juízo sobre ele. Afinal, são anos e anos ouvindo essas canções da maneira que o artista havia imaginado.

E, assim como a maioria dos críticos espalhados pelo mundo, a minha opinião é uma mistura de elogios e críticas.

Muita gente ao redor do globo reclama de que “tudo ficou mais alto” e que há “graves demais”. Bem, sinceramente, esses aspectos não me incomodaram.

Não há como esperar que a geração de hoje vá ouvir discos e CDs em grandes equipamentos de som. É a realidade.

O importante é saber se a música ganhou. Bem, algumas canções ganharam muito com as novas mixagens, enquanto outras perderam punch.

A melhor separação do estéreo, a maior clareza de vários instrumentos e um uso mais comedido do eco fazem toda a diferença nas canções contidas em “Gimme Some Truth”.

As canções de John Lennon que ganharam

Logo na primeira faixa — Instant Karma! (We All Shine On) — o ouvinte que conhece a versão original já sente a diferença e compreende a proposta do álbum. A nova versão pode ser considerada “superior” por conta do menor uso do eco, da melhor nitidez dos instrumentos, backing vocals e na voz de Lennon.

E essa “maior nitidez”, junto com uma separação mais contemporânea dos elementos (especialmente os vocais dobrados) no estéreo, fazem diferença (para o bem) em muitas outras faixas.

Na ordem: Isolation, Power To The People, Jealous Guy, Oh My Love, Angela, Mind Games, Out The Blue, Whatever Gets You Thru The Night, Bless You, #9 Dream, Steel And Glass, (Just Like) Starting Over, I’m Losing You, Beautiful Boy (Darling Boy) e Happy Xmas (War Is Over).

Destaque especial para Angela e Whatever Gets You Thru The Night. Enquanto na primeira a nova mixagem realça as várias qualidades de uma canção super subvalorizada, na segunda ouvimos elementos que estavam enterrados na mixagem original, tornando a canção ainda mais interessante.

Livro conta como foi o último ano de vida de John Lennon

As que perderam

Pode parecer um contrassenso, mas algumas canções perderam “força e peso” com essas novas mixagens “mais limpas”. Outras (e, aí vai um afago aos que acharam tudo muito alto e grave) realmente sofrem com o excesso de graves nesses “novos registros.

No caso da “perda de energia” os casos mais gritantes são os das canções Cold Turkey e Give Peace A Chance. Parece que a mixagem mais “suja” é mesmo parte integrante do charme e apelo musical dessas faixas.

As duas ficaram bem menos impactantes, embora seja possível ouvir com mais clareza vários instrumentos e os vocais de Lennon.

Já Woman e Every Man Has A Woman Who Loves Him, pra citar dois exemplos, ficaram muito abafadas.

As que perderam (em ordem de aparição no álbum): Cold Turkey, Woman, Dear Yoko, Every Man Has A Woman Who Loves Him, I’m Stepping Out e Give Peace A Chance.

As que não ganharam nem perderam

Aqui entram canções que ficaram interessantes, mas não o suficiente para serem incluídas na lista das que “melhoraram” com as novas mixagens. Todas ficaram com um som “mais moderno e claro”, mas não empolgaram.

Algumas das faixas que ficaram diferentes e até poderiam estar incluídas em outras categorias seriam as que fazem parte do disco Rock and Roll — Stand By Me e Angel Baby — e Grow Old With Me. As duas primeiras tiveram perdas e ganhos (principalmente com a retirada do excesso de eco) e a última é praticamente uma versão diferente.

Provavelmente, cada pessoa terá reações diferentes ao ouvi-las.

A lista: Working Class Hero, Love, God, Gimme Some Truth, How Do You Sleep?, Oh Yoko!, Come Together (live), I Know (I Know), Stand By Me, Angel Baby, Watching the Wheels, Nobody Told Me e Grow Old With Me.

Um John Lennon necessário, sim. Definitivo, não!

Emitir um parecer definitivo sobre a necessidade de comprar ou não a coletânea “Gimme Some Truth” vai depender muito do gosto de cada pessoa. Como vocês puderam notar, o resultado é praticamente um empate técnico entre ganhos, perdas e as faixas que “apenas” ficaram diferentes.

Se tivesse que dizer algo seria: ”Necessário, sim. Definitivo, não!”.

Por melhor que as novas versões possam soar aos ouvidos mais jovens, não dá para substituir o som que John e seus produtores imaginaram e produziram.

Nenhuma modernização (nunca) vai superar a visão musical de qualquer artista, principalmente do calibre de John Lennon.

Saiba mais sobre as outras versões da coletânea “Gimme Some Truth”

As faixas

CD 1
1 Instant Karma! (We All Shine On) (Ultimate Mix)
2 Cold Turkey (Ultimate Mix)
3 Working Class Hero (Ultimate Mix)
4 Isolation (Ultimate Mix)
5 Love (Ultimate Mix)
6 God (Ultimate Mix)
7 Power To The People (Ultimate Mix)
8 Imagine (Ultimate Mix)
9 Jealous Guy (Ultimate Mix)
10 Gimme Some Truth (Ultimate Mix)
11 Oh My Love (Ultimate Mix)
12 How Do You Sleep? (Ultimate Mix)
13 Oh Yoko! (Ultimate Mix)
14 Angela (Ultimate Mix)
15 Come Together (live) (Ultimate Mix)
16 Mind Games (Ultimate Mix)
17 Out The Blue (Ultimate Mix)
18 I Know (I Know) (Ultimate Mix)

CD 2
1 Whatever Gets You Thru The Night (Ultimate Mix)
2 Bless You (Ultimate Mix)
3 #9 Dream (Ultimate Mix)
4 Steel And Glass (Ultimate Mix)
5 Stand By Me (Ultimate Mix)
6 Angel Baby (Ultimate Mix)
7 (Just Like) Starting Over (Ultimate Mix)
8 I’m Losing You (Ultimate Mix)
9 Beautiful Boy (Darling Boy) (Ultimate Mix)
10 Watching the Wheels (Ultimate Mix)
11 Woman (Ultimate Mix)
12 Dear Yoko (Ultimate Mix)
13 Every Man Has A Woman Who Loves Him (Ultimate Mix)
14 Nobody Told Me (Ultimate Mix)
15 I’m Stepping Out (Ultimate Mix)
16 Grow Old With Me (Ultimate Mix)
17 Happy Xmas (War Is Over) (Ultimate Mix)
18 Give Peace A Chance (Ultimate Mix)

Cotação: ****

Uma versão deste texto foi publicada na Revista Ambrosia