Quem inventou a pizza? Vamos descobrir agora!

Todo bom apreciador da gastronomia adora conhecer curiosidades sobre seus pratos favoritos e não é segredo para ninguém que a pizza é um dos pratos gastronômicos mais apreciados em todo o mundo. Por isso, hoje, vamos conhecer sua origem… O que acha?

Pizza original

A origem da pizza

Tudo começou com os egípcios que, segundo registros, foram os primeiros a misturar farinha com água. Entretanto, alguns dizem que antes disso os gregos já faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou até mesmo grão-de-bico e essa mistura era assada em tijolos quentes.

Além disso, babilônios e hebreus também misturavam água com trigo e amido para fazer o chamado Pão de Abraão que é bem semelhante aos pães árabes atuais. Já os fenícios tinham o costume de colocar coberturas de carne e cebola ao pão – esse costume foi assado aos turcos muçulmanos durante a Idade Média durante as cruzadas e assim chegou a Nápoles onde surgiu a pizza como conhecemos hoje.

No seu princípio a pizza era feita com ervas regionais e azeite de oliva. Depois, os italianos acrescentaram o tomate que foi descoberto na América e levado a Europa. Ah! Vale lembrar que nessa época a pizza não era redonda, mas sim dobrada a meio como um calzone. O alimento era comido por pessoas mais humildes que viviam no sul da Itália já que era um prato simples e que possuía o objetivo de matar a fome.

Pizza
Visite a nossa loja e encontre todos os acessórios para preparar uma deliciosa pizza

A pizza no Brasil

Da mesma forma que diversos outros alimentos, a pizza chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos e hoje é encontrada em todas as cidades brasileiras. Entretanto, até os anos 50 era mais comum encontra-la apenas em colônias italianas. Uma curiosidade interessante é que desde 1985 o dia 10 de julho é reservado para comemorarmos o dia da pizza!

Pizza italiana

Recordes interessantes

Brasil

Olha que bacana! Em julho de 2014 uma pizzaria de Canela/RS decidiu produzir a maior pizza do Brasil, para isso prepararam o prato com 3,11m de diâmetro e incríveis 156,11kg! Inclusive, este fato foi registrado e certificado pelo RankBrasil. E o que eles fizeram com tanto alimento? Distribuíram dentre os alunos da rede municipal de ensino.

Mundo

Já a maior pizza do mundo foi registrada pelo Guinness Book e foi feita na Itália, como era de se esperar. A gigante foi batizada de Ottavia – como o primeiro imperador romano – e possuía incríveis 40 metros de diâmetro!!! Já imaginou tanta pizza assim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *