Que tal saborear um dos pratos mais amados do mundo em seu lugar de origem? O Blog do Feroli te ajuda a conhecer as paisagens e os sabores — para além do macarrão — da Sicília, no sul da Itália
Um dos alimentos mais apreciados do mundo, o macarrão tem um dia em sua homenagem: 25 de outubro. A escolha da data foi feita pelos fabricantes de macarrão no ano de 1955, durante a o I Congresso Mundial da Pasta, em Roma. O grupo entendeu que o macarrão merecia uma dia especial. Afinal, é um dos alimentos mais consumidos e queridos do planeta.
Embora seja amado em todo o mundo, o prato tem origem bem controversa. É difícil precisar uma data de quando o macarrão apareceu. Sabe-se que os latinos da época de Cristo já saboreavam um prato de caldo de favas e massa de trigo e água. O nome era “macca”.
. Enoturismo, um negócio bilionário na Itália
Há um registro de 1279 de um soldado genovês, Ponzio Bastione, que deixou de herança à sua família uma “cesta de massas” que ele chamou de “macarronis”. Outra história é que o mercador italiano Marco Polo, depois de passar 17 anos na China, levou o macarrão para Veneza.
A versão mais aceita, no entanto, é a de que os árabes são os inventores do macarrão.
Prato chegou à Itália no século IX
Quando da conquista da Sicília, no século IX, os árabes usavam uma massa seca, que eles chamavam de Tejia, para se alimentar. A massa sem molho era consumida com as mãos. Devido à sua alta durabilidade, era o que tinha nas travessias pelo deserto.
A Sicília se transformou, então, em um importante centro do comércio e exportação do macarrão. Das diversas histórias, uma coisa é certa: os maiores divulgadores do macarrão em todo o mundo são os italianos.
Foram os italianos, também, que promoveram um dos casamentos mais perfeitos da história da culinária — o bom sabor da massa com o delicioso paladar do molho de tomate, fato que mudou para sempre a história do macarrão.
Que tal conhecer a Sicília, berço do macarrão?
Localizada no sul da Itália, a Sicília — que fica ali perto do “dedo” da “bota” no mapa do país — é a maior ilha do mar Mediterrâneo. Terra antiga e plena de fascínio, é rica também em história e tradições.
A ilha conta com paisagens selvagens e não contaminadas, costas esplêndidas, laranjais e limonais a perder de vista e até um dos mais famosos vulcões da face da Terra — bem perto de Catânia. Ao pensar em conhecer a região, inclua boa parte das 10 cidades imperdíveis da ilha:
- Palermo
- Catânia
- Siracusa
- Scala dei Turchi
- Piazza Amerina
- Noto
- Saltagirone
- San Vito Lo Capo
- Taormina
Palermo, capital da ilha, merece atenção especial
Monte um roteiro incluindo os principais pontos turísticos de Palermo. Aperte o play e saiba quais são as atrações mais requisitadas na maior cidade da Sicília.
Por ser muito turística, Palermo é cheia de lugares incríveis para conhecer. As opções vão deste basílicas e monumentos até restaurantes e lojas.
Prepare-se para um tour gastronômico na Sicília
Mas, para muito além das paisagens naturais e do macarrão, a Sicília é famosa por sua gastronomia. Muito variada, inclusive, pelas diversas culturas que ocorreram ao longo dos séculos.
Comer bem, na Sicília, é quase uma questão de princípios. Por isso, além das comidas na rua e das trattorias mais simples, é muito fácil encontrar na ilha uma diversidade de osterias. O que enriquece o turismo gastronômico local.
No Guia Michelin 2019, por exemplo, há 13 restaurantes estrelados, de uma ponta à outra da ilha. Ostentam duas estrelas Michelin os restaurantes Duomo, e o Locanda Don Serafino, ambos em Ragusa, e o La Madia, em Licata.
Classificados com uma estrela Michelin estão:
- Accursio, em Modica
- Bye Bye Blues, em Palermo
- Coria, em Caltagirone
- Il Cappero, na ilha de Vulcano (Eólias)
- I Pupi, em Bagheria (Palermo)
- Il Bavaglino, em Terrasini (Palermo)
- La Capinera, em Taormina
- La Fenice, em Ragusa
- Principe Cerami, em Taormina
- Shalai, em Lingualossa
- Sapio, em Catania
- Signum, na ilha de Salina (Eólias)
- St. George, em Taormina
Com tantas opções, é importante programar com antecedência e organizar muito bem o seu roteiro. A boa notícia é que o Blog do Feroli faz isso para você. E ainda aponta o melhor custo/benefício para você comprar ingressos (muitos com fura-filas!) para as principais atrações na ilha.
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!
(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.
(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código SEGURO10OFF.
(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!