Uber testa app de procura de empregos

O Uber Works funciona como uma agência de empregos para profissionais autônomos. Novo app tenta ajudar a empresa a sair do vermelho

A crise econômica que se espalha por diversos países pode ajudar a Uber, uma das empresas mais conhecidas e utilizadas dos últimos anos, a sair do vermelho.

A procura por empregos vem se intensificando em várias partes do mundo e mesmo em países onde o emprego não é um problema (como os EUA) existe a preocupação com os rumos da economia.

Pensando nisso, a Uber começou a testar um novo app: o Uber Works. O aplicativo tem por objetivo facilitar a conexão entre trabalhadores autônomos a empregadores.

Uber Works

Uber Works, por enquanto, só em Chicago

Em testes desde o dia 4, o Uber Works oferece oportunidades para quem trabalha nos setores como limpeza e serviço para bares, e que não tenham vínculo empregatício. Empregadores e os candidatos podem combinar salários e condições do trabalho.

O curioso é que a empresa decidiu fazer o teste em Chicago, que apesar de ser uma cidade que não passa pela sua melhor fase em termos econômicos, está em condições muito melhores do que a grande maioria das cidades da América do Sul, por exemplo.

Sem lucro

Se você estranhou que, no início do texto, falamos que o app pode ajudar a Uber a sair do vermelho, é preciso ressaltar que ela faz parte de um grupo de empresas importantes que nunca deram lucro. Entre elas estão Nubank, Tesla e Spotify.

Além das restrições para operar em várias partes do Globo, a Uber ainda sofre com algumas legislações que afetam o seu modelo de negócio. Na Califórnia, por exemplo, foram aprovadas leis que permitem que trabalhadores de aplicativos ganhem direitos direitos trabalhistas. Isso, deve aumentar ainda mais os custos da Uber.

Junte-se a isso a desconfiança dos investidores sobre a rentabilidade da empresa na sua principal área de atuação, o aumento da concorrência e a queda no valor das ações da empresa, e temos um cenário preocupante para a companhia.

Nem tão original

Apesar de interessante, o conceito do Uber Works está longe de ser original. Nos Estados Unidos há alguns aplicativos que oferecem o mesmo serviço, entre eles o Wonolo, o Workpop e o Shiftgig.

A Uber afirma que o app vai facilitar o monitoramento de horas de trabalho e descanso, enquanto as empresas terão acesso a trabalhadores “verificados e qualificados”.

Infelizmente, o cada vez maior número de problemas envolvendo motoristas do app deixa em dúvida a qualidade dos processos de verificação e qualificação dos profissionais recrutados pela empresa.

Não há previsão de quando (e se) o Uber Works vai ser levado para outras cidades e países.

Desconfio que a iniciativa seria um sucesso no Brasil, desde que haja uma seleção melhor dos profissionais que se cadastrarem no app.

Chicago — Música, Economia e Turismo

Uber Works

Muita gente conhece Chicago apenas pelas séries de TV e pensa que a única coisa que irão encontrar no caso de uma visita é frio. Apesar do apelido de Windy City (cidade dos ventos), a cidade não tem ventos fortes e o frio é rigoroso apenas no inverno.

Na verdade, o apelido foi dado por conta da atitude cheia de soberba e da vaidade da elite da cidade no século XIX (19).

Chicago — que fica no estado de Illinois e é a terceira maior cidade dos EUA — é cheia de atrações, de história e de importância econômica.

Lá estão, por exemplo, as sedes de empresas gigantes como Boeing, Kraft Heinz, McDonald’s, Sears e United Airlines, todas fundadas na cidade.

A cidade recebe mais de 60 milhões de visitantes todos os anos. Muitos atraídos pelas grandes lojas, museus, monumentos e pela sua universidade, uma das melhores do país.

Mas, a grande maioria dos turistas estrangeiros escolhe visitar Chicago por causa da sua música. A cidade é um dos berços do blues, principalmente do que chamamos hoje de blues elétrico.

Foram criados lá nomes como Paul Butterfield, Bo Diddley, Willie Dixon, Buddy Guy e Howlin’ Wolf, para citar apenas alguns.

São vários os clubes e bares onde o blues impera. Um dos mais concorridos é o Buddy Guy’s Legends, onde vários astros, incluindo o dono, se apresentam regularmente.

 

Portanto, se tiver uma oportunidade, inclua Chicago no seu roteiro. É um ótimo destino turístico. Veja sua passagem com preço baixo aqui. E encontre um hotel em conta neste link.

Veja como economizar em passeios e atrações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *