Milanesa: mais um prato simples, rápido e barato

Quer comer algo gostoso, que não custa muito e pode ser preparado de maneira razoavelmente rápida, opte por uma milanesa

Milanesa

O brasileiro pode não ser tão louco por milanesas quanto nossos ‘hermanos argentinos’ — lá há restaurantes especializados no prato que é presença obrigatória em quase todos os menus —, mas deveria. O prato é barato, delicioso e fácil de fazer.

A origem da milanesa

As milanesas — que podem ser de carne bovina, suína ou de aves (normalmente frango) — são empanados que têm sua origem na Itália. Lá, eles são feitos com bifes (de vitela) temperados, empanados com ovos e farinha de rosca e fritos em óleo (bem) quente.

Econômico

Exatamente por serem empanados, as milanesas podem utilizar carnes menos nobres que são ‘amaciadas’ com a ajuda de um martelo de cozinha. Vamos dar nossa receita, que serve para vários tipos de carne.

A receita

A receita básica é de um bife a milanesa de carne, mas que pode ser usada para frango ou porco. Use a carne que tiver em casa ou que esteja com o melhor preço.

Utensílios

1 Tábua para carnes
3 Tigelas
1 Martelo para carnes
1 Frigideira (ou panela)
Filme de PVC (opcional)
1 Pegador de alimentos

Clique na imagem e vá até a loja do Magazine do Feroli – com a chancela do Magazine Luiza

Ingredientes

500g de carne (chã, patinho ou coxão mole)
2 ovos
Farinha de rosca
Alho picado ou em pasta (a gosto)
Farinha de trigo
Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)
Queijo parmesão ralado (opcional)
Óleo (de soja, canola ou girassol)

Clique nos links (ou no banner) e compre os acessórios no Magazine do Feroli, com a chancela do Magazine Luiza. É barato, seguro e ajuda o blog a continuar preparando receitas deliciosas para você

Modo de fazer

Corte a carne em bifes não muito grossos. Coloque na tábua e (se tiver) cubra com o filme de PVC (caso não tenha, não há problema). Bata com o martelo até que fique bem fino, mas cuidado para não “furar” o bife. Tempere com sal, alho (picado ou em pasta) e a pimenta do reino e reserve.

Quebre os ovos (lógico), coloque na tigela e bata. Em outra tigela coloque a farinha de trigo e na última a de rosca. Caso queira, coloque o queijo parmesão ralado junto da farinha de rosca. Passe os bifes na farinha de trigo, nos ovos e depois na farinha de rosca. Reserve.

Na frigideira (ou panela) coloque óleo suficiente para cobrir (pelo menos) metade da altura dos bifes. Esquente bem e coloque as milanesas para fritar até que fiquem duros e crocantes, mas sem queimar. Use o pegador para virar os bifes sem quebrá-los.

Milanesa

Pronto!

Arroz branco, uma boa salada de maionese ou um macarrão com manteiga e ervas são ótimos acompanhamentos. Na verdade, bifes a milanesa podem ser acompanhados por quase qualquer coisa.

Detalhe: é possível criar variações bastante saborosas. Caso queira experimentar, deixe os bifes grossos e recheie com queijo. Fica muito bom.

Buenos Aires e as milanesas

Milanesa de la Casa El Club de la Milanesa). Clique na imagem e veja o cardápio

Os argentinos são loucos por milanesas e Buenos Aires tem vários locais onde esse prato é a estrela da casa. A principal indicação é o El Club de La Milanesa. Há vários endereços espalhados na cidade e todos os muito sabores são oferecidos em três tamanhos, sendo que o menor deles já é bem grandinho.

Clique na imagem abaixo e veja um pacote de 4 diárias (com aéreo) para Buenos Aires por menos de R$ 2 mil. Parceria do Blog com o Clube Hurb.

Milanesa

 

One Reply to “Milanesa: mais um prato simples, rápido e barato”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *