Pesquisa mostra que gosto musical depende da estrutura do cérebro

Daí a existência de fãs para todo e qualquer estilo musical. O segredo está na quantidade de substância branca encontrada no cérebro

O mistério de haver pessoas que gostam de música ruim está desvendado. Segundo pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Barcelona e do Instituto de Pesquisa Biomédica de Bellvitge, a diferença está na quantidade de substância branca encontrada no cérebro.

Pelos dados do estudo, publicado no Jornal da Neurociência, a quantidade dessas células — que protegem os neurônios — define quais estilos musicais serão do seu agrado.

Clique e descubra as novidades do seu artista preferido, sempre com bons preços

Essa descoberta pode ser importante para acelerar a cura de certas doenças e para entender mais um pouco o funcionamento do nosso cérebro, mas o importante mesmo é descobrir o porquê de alguns gostarem de música ruim.  

Música e cérebro

Tudo para aos 33

Junte-se esse estudo ao feito em 2015 pelo Spotify que mostrava que a partir dos 33 anos a maioria das pessoas “deixa de ouvir novos sons”. Ou seja, o cérebro deixa de ficar aberto a novas tendências ou, se preferir, o seu gosto não muda mais, e a cena fica quase fechada.

Segundo esse estudo do Spotify, aos 33 as pessoas passam a priorizar aqueles artistas e gêneros com os quais mais se identifica.

Para piorar mais ainda o cenário, as pessoas que têm filhos para de ouvir músicas novas ainda mais cedo. Isso significa que gostos ainda em desenvolvimento acabam se tornando gostos definitivos.

Isso dá medo.

Música e cérebro
Ariana Grande é um dos ídolos teen

Outras conclusões do estudo

  • Enquanto o gosto dos adolescentes é dominado pela música pop, a proporção do gosto por esse tipo de música cai drasticamente quando as pessoas chegam aos 20 anos e mais ainda quando atingem a maturidade dos 30. 
  • Homens e mulheres têm gostos similares quando adolescentes, mas depois disso o gosto pelo pop decai mais rapidamente entre os homens que entre as mulheres.

Se livre dos maus exemplos e ouça música boa na playlist do blog.

One Reply to “Pesquisa mostra que gosto musical depende da estrutura do cérebro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *