O volume 1 das raridades da carreira de George Harrison

Idealizado para servir de complemento ao ótimo documentário Living In The Material World (dirigido por Martin Scorsese sobre o Quiet Beatle, George Harrison), o CD Early Takes Volume 1 (Universal) reúne demos e takes inéditos de canções, na sua maioria, compostas por Harrison.

Produzido por Giles Martin, filho do lendário produtor e eterno quinto beatle, Sir George Martin, esse primeiro volume – há a promessa de mais lançamentos, embora sem qualquer cronograma ou datas para sua chegada ao mercado – tem como foco principal as músicas que fizeram parte do disco All Things Must Pass, o álbum triplo que marcou o início da carreira solo de Harrison e que é até hoje considerado seu melhor trabalho.

Ao contrário do que se pode pensar em um primeiro momento, Early Takes Volume 1 não é um disco apenas para os fãs de carteirinha dos Beatles, embora estes tenham sido os mais favorecidos com o lançamento. A inclusão de demos e ensaios de canções como My Sweet Lord, All Things Must Pass e I’d Have You Any Time, traz uma nova luz sobre o processo de criação e gravação dessas músicas, antes da inclusão do ‘muro sonoro’ característico do produtor Phil Spector, responsável pelo álbum All Things Must Pass.

Apesar de vários desses registros já rodarem nas mãos de colecionadores em edições raras e bastante completas, o lançamento, de maneira oficial e com a chancela da viúva de Harrison, Olívia, e a masterização feita pela equipe do também lendário estúdio de Abbey Road, dão outro peso e vida ao material do disco, que acaba se tornando uma ótima maneira de conhecer o processo criativo de um dos ícones do rock mundial.

Ainda há discos de Harrison fora de catálogo e alguns vídeos de apresentações ao vivo que merecem uma edição caprichada. Tomara que Olivia e Giles não demorem muito.

Uma versão editada deste texto foi publicada no jornal O Fluminense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *