Receita: Palmito assado com manteiga e ervas finas

Os poucos leitores corajosos que acompanham o blog sabem da minha paixão por palmitos. Eles já foram tema de alguns posts (leia aqui e aqui) e são ingredientes usados sempre que possível nas refeições que preparo. Hoje, posto a minha receita de palmito assado com manteiga e ervas finas, que em nada fica a dever aos Ottos do mundo. Essa receita fica ótima como acompanhamento para massas com molho de tomate, carnes de caça ou porco. Combina muito bem com arroz branco.

Ingredientes:

400g de palmito in natura sem casca (pode ser de pupunha)
250g a 300g de manteiga com sal
Ervas finas e outros temperos (a gosto)
Sal
Vinagre Balsâmico
Papel alumínio (versão 1 da receita)

Modo de preparar (Versão 1):

Caso os palmitos sejam grandes, coloque um pouco de manteiga neles e envolva individualmente em um papel laminado. Então, leve-os ao forno médio por cerca de 1 hora. Enquanto isso, prepare o molho, usando o resto da manteiga, as ervas finas, o sal e uma pitada pequena do vinagre balsâmico. Quando completar 1 hora, retire-os do forno, corte-os ao meio e leve novamente ao forno, regando com o molho de manteiga e ervas. Deixe mais uns 15 minutos e sirva em seguida.

Modo de preparar (versão 2):

Caso os palmitos sejam pequenos, não é necessário o papel alumínio. Apenas unte uma forma de alumínio e leve ao forno por um pouco menos de 1 hora (verificando de tempos em tempos se já estão macios). Depois disso, corte corte-os ao meio e leve novamente ao forno, regando com o molho de manteiga e ervas. Deixe mais uns 15 minutos e sirva em seguida.

Essa quantidade deve servir 3 pessoas ou 2 amantes dos palmitos.

Obs: Há como usar palmitos com casca (caso você tenha um forno grande o suficiente) ou até mesmo recheá-los com patê ou ricota e presunto (caso sejam grandes o suficiente). Em ambos os casos é aconselhável balancear a quantidade de ervas finas para que o prato não fique com um sabor muito forte, tirando a suavidade do palmito.

Pode-se usar outros temperos (orégano, manjerona ou alecrim, por exemplo), mas é bom não abusar na mistura de sabores.

Aviso também que quanto maiores os palmitos mais sal pode ser usado no molho de manteiga.

Espero que gostem.

As fotos não são de divulgação. Foram péssimamente tiradas por mim!

2 Replies to “Receita: Palmito assado com manteiga e ervas finas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *