Fãs do Queen ganham presentes

Coincidindo com o aniversário de 30 anos da primeira vinda do Queen ao Brasil – no estádio do Morumbi, em 1981 – os fãs brasileiros da banda formada por Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor ganham um punhado de ótimos presentes para o Natal. Durante todo o ano de 2011 a Universal, gravadora que detém o catálogo do grupo, colocou no mercado versões remasterizadas de todos os álbuns da banda, com uma boa quantidade de material inédito.

Álbuns clássicos como A Night at the Opera, A Day at the Races, The Game, News of the World e Jazz, ganharam nova vida e até mesmo os títulos menos inspirados (mas nem por isso descartáveis) como Hot Space e A Kind of Magic ficam bem mais interessantes com o tratamento acústico recebido. E um punhado de gravações ao vivo e versões inéditas de várias canções. A última leva de lançamentos, que engloba os álbuns da parte final da carreira (The Works, A Kind of Magic, The Miracle, Innuendo e Made in Heaven), chegaram às lojas no fim de outubro e valem o investimento.

Além do legado musical renovado, o Queen ainda ganhou um livro que conta sua história de maneira ilustrada e bem colorida. Queen – História ilustrada da maior banda de rock de todos os tempos (Globo Livros), do jornalista inglês Phil Sutcliffe – que já trabalhou em publicações como a Q Magazine e Mojo, além de ter escrito biografias para outras bandas importantes na história do rock, como The Police e AC/DC – conta a trajetória do grupo através de entrevistas feitas pelo autor com os membros da banda e diversos colaboradores e amigos do grupo. O livro conta com um vasto material visual, que inclui mais de 500 imagens de shows, além de itens de memorabilia, como cartazes de apresentações, capas de disco, canhotos de ingresso e programas de concertos.

Outro ponto alto do livro é a discografia comentada, onde cada álbum do Queen ganha análises detalhadas assinadas por um time de jornalistas especializados em rock, onde se destacam nomes como os de Jim DeRogatis e Greg Kot.

E, para quem ainda quer mais Queen e conta com um orçamento generoso, além dos discos e do livro, ainda há o lançamento do DVD como Live at Wembley Stadium, que ganhou uma edição dupla, onde registra dois dos últimos concertos ao vivo de Freddie Mercury, ainda totalmente em forma.

Muita gente torce o nariz para o som do grupo, mas não há como não admitir que têm um lugar garantido na história.

Texto originalmente publicado no jornal O Fluminense

One Reply to “Fãs do Queen ganham presentes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *