Restaurante La Fiorentina, que era muito frequentado pela classe artística, foi mais um que não resistiu a pandemia e encerrou definitivamente as atividades
*Atualização 18/5 – Segundo informações do site Diário do Rio, o imóvel do La Fiorentina irá a leilão no dia 25. As dívidas seriam de mais de R$ 9 milhões (em aluguéis) e 14 anos de atrasos de IPTU.
As consequências da crise econômica ocasionada pela pandemia do novo coronavírus parece estar longe do fim.
Enquanto as pessoas não se convencerem de que só a vacinação em massa pode ser capaz de fazer com que a atividade econômica volte a algum nível razoavelmente aceitável, a tendência é que mais e mais estabelecimentos fechem as portas em todo o país.
Uma das últimas vítimas é o restaurante La Fiorentina, no Rio de Janeiro. Instalado na Avenida Atlântica desde 1957, o La Fiorentina era conhecido por ser muito frequentado por artistas e famosos, e por ficar aberto até as 5 horas da manhã.
COVID e dívidas
Não faz muito tempo, o Blog do Feroli falou sobre alguns restaurantes históricos do Rio que poderiam fechar por falta de clientes. O La Fiorentina, não estava na lista, mas deveria.
Não foram apenas as restrições de funcionamento e a queda de faturamento que causaram o fechamento. O La Fiorentina já acumulava dívidas faz tempo e, nos últimos tempos, começou a atrasar o pagamento de funcionários e fornecedores.
Muitos autógrafos e pratos com nomes de artistas
Alguns dos motivos que faziam o La Fiorentina ser um dos locais mais frequentados do Leme eram as pilastras cheias de autógrafos de famosos e o cardápio com pratos batizados com nomes de artistas.
Isso compensava o mal-humor dos garçons, os preços nem tão convidativos e a cozinha apenas razoável. Porém, tomar um chopp e comer um Filé Aperitivo Beth Goulart, de frente para a praia, não tinha preço.
Valia sempre pedir uma pizza (honesta), fosse lá o sabor/artista escolhido.
Agora, o imóvel (de mais de 400m2) é alvo de uma disputa judicial e ninguém sabe o que vai acontecer com ele.
Tomara que não tenha o mesmo destino do Canecão, fechado até hoje e totalmente abandonado.
Fotos: Reprodução Internet