Vista aérea do Rio de Janeiro

Dicas para aproveitar bem o Rio de Janeiro

Saiba como, quando e onde visitar, onde comer e com o que deve (ou não) se preocupar para aproveitar a sua visita à Cidade Maravilhosa

O Rio de Janeiro é a cidade mais conhecida do Brasil e um dos destinos turísticos mais procurados do país.

Sua beleza, sua boemia, sua cultura e sua natureza, são atrativos para qualquer viajante, seja ele do Brasil ou do exterior. Porém, há muitos mitos (e verdades) sobre a cidade que podem acabar evitando uma viagem até ela.

Neste post, vamos dar algumas dicas do que fazer e de como fugir de algumas furadas da Cidade Maravilhosa.

A hospedagem

Hotéis no Rio de Janeiro
A hospedagem é muito importante

Como em qualquer cidade do mundo, a escolha da hospedagem é muito importante. Não importa se é uma pousada, hostel ou hotel, é preciso decidir com muito cuidado onde ficar.

A qualidade dos quartos e serviços deve ter o mesmo peso da localização. Afinal, não adianta ficar em um hotel super confortável se ele é longe de tudo o que o viajante quer conhecer.

As opções mais tradicionais ficam nos bairros da Zona Sul da cidade — Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo e Flamengo, principalmente — que permitem deslocamentos menores e mais fáceis para a maioria das atrações (museus, casas de show, praias, etc).

Se hospedar em um lugar lindo e confortável, cheio de luxos , mas longe de tudo, pode não ser muito prático. Sendo assim, a não ser que você queira passar o dia na praia ou tenha ideia de visitar lugares próximos da Zona Oeste, a Barra da Tijuca — uma opção mais barata que a Zona Sul — deve ser bem avaliada ou até mesmo evitada.

Há também o centro da cidade, que, em tempos normais, oferece opções de hospedagem mais baratas e com boas opções de transporte público, que permite ir para praticamente qualquer parte da cidade com deslocamentos não muito demorados.

Infelizmente, em tempos de pandemia, o Centro ficou meio abandonado e bem menos seguro.

Quando a onda da COVID-19 estiver mais controlada e as restrições ao comércio forem retiradas, essa parte da cidade deve voltar a ser uma ótima opção para fica hospedado (desde que ir à praia não seja um programa obrigatório e diário).



Booking.com

Ficar paranoico com a segurança

O Rio de Janeiro tem a fama de ser violento. Bem, acredite, os “perigos” cariocas estão no mesmo nível da maioria das grandes cidades brasileiras.

Claro, que há partes da cidade que devem ser evitadas (as favelas, principalmente) e que há o risco de ser roubado na rua.

Porém, o metrô é bastante seguro e dificilmente há problemas nos principais pontos turísticos da cidade.

Sendo assim, não é para ninguém que já conheça São paulo ou Recife (para dar alguns exemplos) deixar de curtir o que a cidade tem para oferecer por causa da preocupação com a segurança.

Que não confundam o conselho dado acima com um salvo-conduto para ficar totalmente despreocupado e desleixado com carteiras e celulares, por exemplo.

Então: procure não usar o celular nas ruas, tente não carregar nada de muito valor em bolsas e mochilas, e evite lugares desertos.

Pode parecer um contrassenso dizer para não ficar paranoico com a segurança, mas essas dicas servem para Paris, Frankfurt ou Madri.

Aproveite tudo sem pressa

Pôr do sol na Urca - Dicas para aproveitar o Rio de Janeiro

Um dos erros mais comuns de todo turista é tentar “otimizar demais” o tempo na cidade/país visitado. Traduzindo: programar fazer coisas demais em um único dia.

Apesar de ter muitas atrações e o visitante nem sempre ter muitos dias, programar a visitação de várias atrações e ainda querer passar um tempo na praia pode acabar em decepção.

É preciso calcular bem o tempo que se gasta com deslocamentos e possíveis filas. Por isso, é preciso fazer um roteiro que contemple atrações e restaurantes que ficam próximos. Caso contrário, corre-se o risco de algum tem do roteiro acabar ficando de fora por falta de tempo.

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Faça uma lista com quais atrações são prioridade e encaixe o resto no tempo que sobrar. Exemplo: visitar o Pão de Açúcar e tomar uma cerveja no muro da praia da Urca (vendo o pôr do sol) é uma boa pedida para o meio/fim da tarde.

Ao contrário, tentar visitar o Maracanã e a Lagoa Rodrigo de Freitas (ou conhecer a praia da Barra da Tijuca) na mesma manhã é um convite ao fracasso.

Outra dica básica (com ou sem pandemia) é comprar entradas para as atrações com o máximo de antecedência possível para evitar filas ou a desagradável chance de não haver mais ingressos disponíveis para aquele dia e horário.

Perder tempo demais com transporte

Apesar do metrô ser razoavelmente rápido e bastante seguro, ele não contempla todas as regiões da cidade, sendo muitas vezes preciso usar o ônibus como complemento para se chegar até onde se pretende.

Por conta disso, usar os aplicativos de transporte pode garantir uma boa economia de tempo em vários trajetos.

Algumas vezes, podemos ir de metrô até alguma atração (a praia de Copacabana, por exemplo) e usar um aplicativo para ir até o Pão de Açúcar. É mais rápido que um ônibus e bem mais barato que um táxi.

Todos os principais aplicativos de transporte funcionam na cidade.

Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Não se preocupar com grandes eventos

Carnaval e o Rock in Rio são dois dos grandes eventos “hospedados” no Rio de Janeiro. Nessas épocas, tudo fica mais cheio, o trânsito piora e os preços dos hotéis sobem.

Por conta disso, o ideal é se planejar para fugir deles (a não ser que a viagem seja exatamente para ir a algum deles) ou os custos subirão bastante.

E, caso a ideia seja mesmo participar deles, não deixe de garantir os ingressos nos canais oficiais e jamais confiar em cambistas (um erro clássico em qualquer lugar do mundo).

Não comer bem

Dicas para aproveitar o Rio de Janeiro - Filé à Oswaldo Aranha
O original Filé à Oswaldo Aranha do Cosmopolita

O Rio de Janeiro é muito mais que cerveja, caipirinha e feijoada (embora essa trinca seja sensacional).

Aqui no Blog do Feroli falamos sempre sobre gastronomia. Não faz muito tempo publicamos um apelo para que todos os que estejam na cidade (turistas ou moradores) visitem os restaurantes e bares tradicionais da cidade, para que eles continuem vivos.

Veja a nossa lista de sugestões seguindo este link

Há muitas outras opções para beber e comer na cidade. Para espanto de muitos paulistas, há até boas pizzarias!

Indique as suas preferências que incluiremos boas sugestões no seu roteiro personalizado. Clique aqui, preencha o formulário e encomende o seu.

Não ficar preso apenas na cidade do Rio

Búzios - Dicas para aproveitar o Rio de Janeiro
Búzios é uma das opções de viagem no estado do Rio de Janeiro

Caso a visita ao Rio tenha muitos dias, é interessante poder acrescentar alguma outra cidade no seu roteiro. Pode ser um destino de praia (Búzios) ou de montanha (Petrópolis) e que vai complementar bem a sua viagem.

Claro que essa “viagem extra” precisa ser bem pensada. Ninguém quer pagar dois hotéis ou perder 5 horas viajando apenas para chegar em uma cidade onde se pretende passar um dia ou dois.

O Rio de Janeiro continua lindo

Como se pôde ver, o Rio de Janeiro não é um bicho de sete cabeças ou um lugar dominado pelo crime organizado (não totalmente). E, um passeio de helicóptero pela cidade pode tornar a sua visita em algo realmente inesquecível.

Não importa se você nunca saiu da sua cidade, só viajou pelo Brasil ou se ja visitou várias partes do mundo. O Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas (se não a mais bonita) do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *