Como manter o seu passaporte limpo, intacto e livre do novo coronavírus

Não é apenas por conta do novo coronavírus que devemos manter limpo o nosso passaporte. Mas, não vamos destruí-lo com produtos inadequados

Passaporte limpo

Em breve (esperamos), poderemos voltar a viajar para o exterior. Mesmo que esse breve não esteja tão próximo, temos que tomar cuidado com alguns documentos, entre eles o passaporte.

Verifique a validade do passaporte antes de iniciar a limpeza

O primeiro passo, antes da limpeza, é verificar se o documento ainda está no prazo de validade ou se o vencimento está próximo.

[the_ad_placement id=”adsense-in-feed”]

Tudo estando certo, chega a hora de higienizar o passaporte. Mas, cuidado, muita gente anda estragando carteiras e documentos, com o uso de produtos inadequados.

Como o passaporte ainda é um documento com grande possibilidade de ser manuseado por outras pessoas (nos check-ins e imigrações dos aeroportos), o ideal é tê-lo sempre limpo.

Você pode até não saber, mas vírus (e não apenas o novo coronavírus) sobrevivem em superfícies plásticas e impermeáveis, como as usadas normalmente para proteger os passaportes, por até três dias.

Passaporte limpo
Veja uma capa de plástico para o seu passaporte no Magazine do Blog do Feroli. É só clicar na imagem.

Como fazer

O ideal é ter mesmo uma proteção para a capa do passaporte. Nela, você pode passar álcool (acima de 60?) sem medo de danificar o documento.

Qualquer dano pode ser uma justificativa para problemas na imigração de qualquer país.

Tentar limpar o passaporte usando álcool (gel ou não) não é uma boa ideia. A chance do álcool secar e acabar fazendo com que o documento descasque ou fique “grudado” na superfície onde ficou secando é grande.

Conheça a vitrine especial para viagens do Magazine do Blog do Feroli

 

Então, escolha uma capa de boa qualidade (couro e tecido são materiais menos amigáveis para o novo coronavírus que o plástico).

Caso não seja possível, use um tecido (ou algodão) umedecido com álcool (sempre acima de 60?) e limpe suavemente.

Tão importante quando manter o documento limpo é não danificá-lo.

Evite produtos com aromas ou perfumes. Eles podem ser mais prejudiciais que benéficos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *