Receita: Frango ao vinho tinto ou Coq au vin

Nem faz muito tempo que falamos sobre marinadas. Agora, vamos compartilhar uma receita francesa que usa vinho para deixar o frango com uma cara (e sabor) bem mais sofisticados

Nela você encontra todos os acessórios para preparar essa receita. Nossa loja fica dentro do Magazine Luiza. É só clicar no banner

O frango é um produto versátil, além de ser bastante barato. Mas, mesmo sendo barato e fazendo parte da nossa dieta semanal, ele não precisa ser preparado sempre de maneira simples ou rotineira.

Neste post vamos compartilhar a nossa receita de um delicioso frango com vinho tinto. Essa receita, que na França é chamada de coq au vin (claro), não é nada do outro mundo em termos de complicação.

Reza a lenda que esse prato era feito com galos velhos e por isso usavam o vinho para amaciar a carne das aves (mais dura por conta da idade). Porém, o que importa é que fica delicioso e nem é preciso usar carne dura ou vinho francês.

Essa receita deve ser iniciada com pelo menos 12 horas de antecedência. O ideal é iniciar 24 horas antes do momento que se quer servir.

PS: tenha sempre em mente que um vinho de boa qualidade sempre resulta em um sabor melhor no seu prato. Assim como tudo, ingredientes ruins terminam em resultados ruins.

Frango ao vinho tinto

Ingredientes

Para o frango:

1 kg coxa e sobrecoxa de frango (com ou sem osso);
1 cebola picada;
2 cenouras picadas ou cortadas em rodelas finas;
Tomilho (de preferência fresco) a gosto;
1 folha de louro;
3 dentes de alho picados;
1 garrafa de vinho tinto (nossa sugestão é escolher um cabernet sauvignon de boa qualidade. Assim, com certeza tudo vai correr bem);
Sal (a gosto);
Pimenta-do-reino (a gosto).

Para a marinada:

1 colher (sopa) de manteiga;
50 ml de azeite;
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
150 gramas de cogumelo em conserva (pode ser fatiado ou inteiro);
Cebolinha (a gosto);
Sal (a gosto),
Pimenta do reino (a gosto).

Modo de preparo

Como o frango deve ficar na marinada por um tempo entre 12 horas e 24 horas, vamos começar por ela.

Em um saco zip (que feche) ou em uma tigela, coloque as cenouras, a cebola, os temperos, o alho, o sal, a pimenta e ? do vinho. Misture bem e acrescente o frango e deixe na geladeira por 24 horas. Caso não tenha todo esse tempo, deixe por pelo menos 12 horas. Se for usar uma tigela, cubra com plástico PVC ou papel alumínio.

Quando passarem as 24 horas (ou o tempo disponível), tire o frango do plástico ou da tigela e reserve o caldo.

Em uma panela funda (ou frigideira wok) aqueça o azeite em fogo médio, sele e doure o frango e acrescente o caldo da marinada e acrescente o resto do vinho. Deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos, lembrando que o vinho precisa evaporar para não deixar o prato muito ácido, mas é necessário que fique um pouco de molho com uma consistência quase cremosa.



Em outra frigideira derreta a manteiga (em fogo baixo), coloque a farinha de trigo e mexa bem. Jogue essa mistura na panela onde está o frango, acrescente a cebolinha e os cogumelos, veja se é preciso ajustar o sal e sirva em seguida.

Bons acompanhamentos são legumes na manteiga ou uma massa com manteiga e ervas, além do tradicional arroz branco.

Não deixe de beber um bom vinho com esse prato. Afinal, vinho nunca é demais.

PS”: por total falta de técnica, as fotos desse post não foram tiradas pela equipe do blog, mas o resultado ficou bem-parecido (do prato e não das fotos).

Frango ao vinho tinto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *