Primeiro grande astro da música mundial a tocar na União Soviética, o músico vai lançar Elton John with Ray Cooper: Live From Moscow (em CD e vinil), no dia 24 de janeiro
Os mais jovens pode não lembrar, mas, em 1979, a União Soviética ainda existia e guerra fria ainda estava bem quente.
Nesse ano, Elton John já tinha anunciado sua aposentadoria dos palcos (que não aconteceu, claro), estava divorciado (artisticamente) do parceiro Bernie Taupin, e fazia uma turnê solo, sem banda, apenas com o percussionista Ray Cooper.
A dupla acabou desembarcando na União Soviética para uma série de shows. Um dos concertos em Moscou foi gravado e filmado e se tornou um especial de televisão. Agora, 40 anos depois da turnê, Elton vai lançar Elton John with Ray Cooper: Live From Moscow.
O áudio foi totalmente restaurado e, apesar do som da plateia parecer um pouco artificial, a qualidade é fantástica. Live From Moscow será lançado no dia 24 de janeiro, com o áudio remasterizado das fitas originais da BBC — o show foi transmitido pela BBC Radio 1.
Para dar um gostinho aos fãs, Elton divulgou o vídeo da canção Saturday Night’s Alright (For Fighting), que dá uma boa noção de como foi a estrutura do shows, simples e sem roupas ou óculos extravagantes.
Elton foi o primeiro grande astro a tocar na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (USSR, em inglês) e o primeiro artista a cantar Back in the USSR (dos Beatles), dentro da Cortina de Ferro.
Os arranjos feitos pelos soviéticos para os shows de Elton e Ray incluíam que as primeiras fileiras do show fossem ocupadas por membros do governo e suas esposas, deixando os pouco jovens que conseguiram ingressos no fundo da sala de espetáculos.
Bizzaro!
Recorde da turnê de despedida
A verdadeira turnê de despedida de Elton John — chamada Farewell Yellow Brick Road — segue batendo recordes. Embora ainda sem data para desembarcar no Brasil, a turnê já foi assistida por mais de 2 milhões de pessoas (marca alcançada no show do dia 1 de novembro de 2019, em Atlanta, nos EUA).
Vamos torcer para que não demore muito para vermos Elton & Cia no Brasil pela (quem sabe) a última vez.
As faixas de Elton John with Ray Cooper: Live From Moscow
1 – Daniel (Live From Moscow / 1979)
2 – Skyline Pigeon (Live From Moscow / 1979)
3 – Take Me To The Pilot (Live From Moscow / 1979)
4 – Rocket Man (Live From Moscow / 1979)
5 – Don’t Let The Sun Go Down On Me (Live From Moscow / 1979)
6 – Goodbye Yellow Brick Road (Live From Moscow / 1979)
7 – Candle In The Wind (Live From Moscow / 1979)
8 – I Heard It Through The Grapevine (Live From Moscow / 1979)
9 – Funeral For A Friend (Live From Moscow / 1979)
10 – Tonight (Live From Moscow / 1979)
11 – Better Off Dead (Live From Moscow / 1979)
12 – Bennie And The Jets (Live From Moscow / 1979)
13 – Sorry Seems To Be The Hardest Word (Live From Moscow / 1979)
14 – Crazy Water (Live From Moscow / 1979)
15 – Saturday Night’s Alright (For Fighting) / Pinball Wizard (Live From Moscow / 1979)
16 – Crocodile Rock / Get Back / Back In The U.S.S.R. (Live From Moscow / 1979)
A linda e fria Moscou
Moscou é um cidade linda, apesar de fria (no sentido puramente climatológico do termo). Ir para a Rússia deixou de ser um bicho de sete cabeças desde a última Copa do Mundo. Não precisa nem de visto!
A Praça Vermelha, os Kremlins (são dois, sabia?) e o Bunker construído por Joseph Stalin, são alguns dos muitos lugares para se visitar na atual capital da Rússia.
Porém, antes de ir, previna-se. Não é fácil se comunicar em russo (embora seja possível encontrar pessoas que falam inglês) e menos ainda ler as placas de sinalização espalhadas pela cidade.
Por isso, programe-se, reserve passeios com guias (mesmo que em inglês) e arme o seu smartphone com aplicativos que permitam traduzir os dizeres das placas de sinalização, principalmente as do metrô, que é o maior do mundo (levando-se em conta o número de passageiros transportados). São 206 estações que levam 9,2 milhões de pessoas por dia e 3.341.500.000 pessoas por ano.
E, claro, evite os meses de inverno — a temperatura, em janeiro, por exemplo, tem máximas de -5°C e mínimas que alcançam -10°C. Ou você evita esta época, ou gosta muito de frio ou vai precisar de muita vodka.
PS: Em agosto, as máximas alcançam agradáveis 22°C, mas a vodka continua valendo.
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!
(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.
(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão.
(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.
(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!