Ele não é mais fabricado, mas continua um amor do brasileiro: o Fusca

O Fusca teve a sua produção mundial encerrado no ano passado, mas continua sendo uma paixão e em 20 de janeiro se comemora o Dia Nacional do Fusca

A evolução do Fusca

Ele não era bonito, não era confortável, não era potente, não foi o primeiro caro produzido pela Volkswagen no Brasil,nem mesmo é o carro mais fabricado do Brasil — é o 4?, atrás de Gol, Uno e Palio. Mesmo assim, foi líder de mercado por 23 anos (entre 1959 e 1982) e até hoje faz parte da memória afetiva do brasileiro. Ele é o Fusca!

E, é verdade, no dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca, data escolhida por marcar o início da produção do carro no país. Foram 3 milhões de unidades fabricadas por aqui, em suas várias versões, muitas delas ainda rodando.

Curiosidades sobre o Fusca

A ideia para a criação do Fusca nasceu da ideia do do ditador Adolf Hitler, que queria um carro popular e resistente — em alemão, Volk significa povo e wagen carro.. Para isso, aproveitou a ideia de Ferdinand Porsche no seu “Relatório sobre o construção de um carro do povo alemão”. Isso, em 1934.

O carrinho passou ser fabricado no fim da década de 1930 e depois se espalhou pelo mundo. Seu charme foi tão avassalador que até mesmo os americanos, viciados em carros grandes, se renderam a ele. Os EUA fabricaram mais Fuscas que o Brasil.

O Fusca foi tão pioneiro que, já em 1965, foi o primeiro carro nacional fabricado com a opção de teto solar.

O nome oficial do Fusca, durante boa parte da sua existência, foi Volkswagen Sedan. Em Portugal chamava-se Carocha.

Fusca

Inesquecível

O Fusca, Beatle, Volkswagen Sedan, ou seja lá qual o nome que queira chamá-lo, deixou de ser fabricado, mas jamais deixará de existir na memória de milhões de pessoas em todo o planeta.

Fusca
linha de montagem do Fusca na Alemanha

Alemanha

O Fusca, assim como o salsichão e a cerveja, são símbolos da Alemanha que merecem ser lembrados. Sua produção acontecia, primariamente, na fábrica instalada na cidade de Wolfsburg, criada pelos nazistas especificamente para receber a fábrica da Volkswagen, em 1938.

Por conta disso, Wolfsburg não tem tantos atrativos quanto as cidades mais antigas da Alemanha. Sendo assim, melhor ir direto para Berlim, a capital do país e uma cidade bem mais agitada.

 

Em Berlim você pode conhecer muito da história alemã (para o bem e para o mal). Lá moram 3,5 milhões de pessoas e o turista pode encontrar diversos museus, monumentos, muitos marcos históricos e uma movimentada vida noturna.

Ir até Berlim merece uma boa programação prévia. São tantas coisas para ver que não podemos nos permitir deixar de visitar pontos como o Estádio Olímpico, o Muro de Berlim (ou o que sobrou dele), o Memorial do Holocausto ou o Portão de Brandemburgo.

Ofertas para a Europa pela Lufthansa

Isso, sem contar o Checkpoint Charlie, a Ilha dos Museus (onde estão localizados cinco sensacionais) ou muitos dos vários outros pontos que podem ser classificados como imperdíveis para os turistas.

Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Sendo assim, se programe e procure fazer um roteiro que otimize o seu tempo na cidade. Você pode entrar em contato com o Blog do Feroli e encomendar um roteiro personalizado. Clique no banner acima ou envie um e-mail para blogdoferoli@gmail.com

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão.

Elton John na União Soviética

(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *