Tudo o que você precisa saber para a final da Libertadores em Lima

O Flamengo enfrenta o River Plate pelo título da Libertadores 2019 no dia 23 de novembro, em Lima, no Peru. Quem já tem passagem e ingresso na mão pode aproveitar ainda mais essa viagem

Nem espere trazer fotografias com cara de cartão-postal de sua visita a Lima. O céu da capital peruana é constantemente nublado. Mas pouco chove. Tampouco, espere se apaixonar pela cidade à primeira vista. O trânsito é caótico. O importante é não se deixar abater pela primeira impressão, que pode não ser das melhores, e aproveitar toda a diversidade oferecida pela cidade.

Tudo compensado pelo passeio a um Centro Histórico bem conservado, ao riquíssimo Museu do Larco, pela surpresa de Huaca Pucllana — uma pirâmide bem no meio do moderno bairro de Miraflores — e a visão do Oceano Pacífico do alto dos rochedos do Parque do Amor. Isso sem mencionar a gastronomia, que guarda contribuições espanholas, africanas e chinesas!

Durante o fim de semana da final da Libertadores, Lima ainda terá um dos maiores festivais de rock do Peru. E também um show de salsa e uma corrida noturna. Tudo acontecendo a cerca de 20 quilômetros do Estádio Monumental, palco da principal decisão do futebol sul-americano em 2019. Inclusive, ainda há ingressos à venda para o jogo

 

 

Para quem tiver se interessado em ainda mais agito, o Festival Vivo X El Rock reunirá bandas como The Strokes, Slipknot e Interpol, com shows começando às 11h e indo até a madrugada.

O show de salsa será do cantor argentino Fito Paez, às 18h. Muito popular na América Latina, na Universidad San Marcos, é a principal atração da 10ª edição de Una Noche de Salsa, um dos eventos mais importantes do país.

Já a corrida noturna, de 7km, acontecerá a partir das 20h, na Playa Agua Dulce. A Lima Night Run também terá show na chegada, apenas para os participantes. Fechando a agenda local, o cantor colombiano Sebastián Yatra faz show na Plaza Arena Jockey, às 21h30, a apenas oito quilômetros do Estádio Monumental.

Informações básicas para a sua viagem

Quem vai apenas passar apenas o fim de semana em Lima para acompanhar in loco a final da Libertadores 2019 pode aproveitar para conhecer a cidade. Mas vá preparado: vai ser uma correria! Para te ajudar a ganhar tempo (e dinheiro!), separamos algumas dicas valiosas que podem te fazer aproveitar melhor a viagem.

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Quem conseguiu pelo menos dez dias de folga para acompanhar o time do coração pode solicitar nosso roteiro personalizado com dicas completas para esticar a viagem

Onde ficar

A organização urbana em Lima é parecida com a de Los Angeles — um conglomerado de cidades com prefeituras autônomas. A mais importante delas é Miraflores, e a mais chique é San Isidro. As duas concentram a maior parte dos hotéis de Lima. A terceira possibilidade é se hospedar em Barranco, onde a noite é mais animada.

Ambas têm um centro próprio. O de Miraflores fica nas imediações do Parque Kennedy. O de San Isidro, no entorno do Óvalo Gutiérrez, já na divisa com Miraflores. Há também áreas mais residenciais e, no caso de San Isidro, alguns modernos edifícios de escritórios. 

Você pode escolher uma das regiões e cotar os hotéis no link dos nossos parceiros, que está no rodapé deste post.

  • Miraflores – entre 31 e 46 minutos
  • San Isidro – cerca de 26 minutos
  • Barranco – entre 29 e 45 minutos

Câmbio

Quem precisar fazer câmbio encontrará uma maior concentração de casas convencionais de troca de moeda na avenida Pardo, perto do Óvalo de Miraflores. Há outras também na avenida Larco — inclusive, uma Unión Express, no número 799, esquina com a calle San Martín.

Além dessas — todas abertas no sábado até as 14h —, também é possível usar serviços de cambistas autorizados, que ficam na calçada da avenida Larco, em frente ao parque Kennedy, identificados por jalecos da prefeitura de Miraflores.

É estranho, mas confiável.

Locomoção

Até pouco tempo, se locomover em Lima era complicado: era preciso negociar o preço da corrida com o taxista antes de entrar no táxi, que geralmente estava em péssima conservação. Ainda hoje, se acenar para um táxi na rua, vai precisar usar seu portunhol para barganhar o preço: nenhum táxi tem taxímetro.

Mas a chegada dos aplicativos EasyTaxi e Uber acabaram com esse tipo de transtorno para o turista. Ambos serviços são confiáveis, têm tarifas compatíveis com as distâncias percorridas e garantem carros em condições aceitáveis de uso.

Basta que você já saia do país com seu chip de celular já habilitado! Tente fugir das abusivas tarifas de roaming internacional cobradas pelas operadoras brasileiras.

https://i1.wp.com/blogdoferoli.com/wp-content/uploads/2019/05/Travel-Mobile_336x280_BR.png?resize=300%2C250&ssl=1
Clique no banner e ganhe US$ 5 de créditos na sua primeira compra. Presente do Blog do Feroli

‘Soroche’, o mal de altitude

Lima está ao nível do mar. Então, para quem vai apenas passar o fim de semana na cidade para assistir ao jogo, zero preocupação com isso. Agora, quem pretende esticar a visita ao Peru, com ideia de visitar Cusco e/ou Machu Picchu, deve se prevenir.

Sentir-se mal é quase inevitável. Geralmente, os problemas são falta de ar, tontura, enjôo e dor de cabeça. Mas dá para minimizar os efeitos com alguns cuidados básicos. O mais indicado é ingerir os caramelos de coca e o chá de muña. Tem também as sorojchi pill, mas é sempre bom ter cuidado com a ingestão de remédios sem indicação médica.

No mais, evite bebidas alcoólicas, beba muita água e opte por uma alimentação leve.

Um roteiro de três dias para o fim de semana da Libertadores

DIA 1 – Comece o passeio pelo Centro Histórico

Quase todo roteiro em Lima começa pelo Centro Histórico. Coração da cidade, o local faz uma ligação entre o passado e o futuro. Se tiver chance, visite o local durante o dia e passe de carro à noite, para ver a região toda iluminada. Clique aqui no link para um mapa em detalhes dos pontos que devem ser visitados. 

Como toda cidade de colonização espanhola, Lima também tem a sua Plaza de Armas. Fica localizada nem no Centro Histórico. Ali, em 1535, Francisco Pizarro fundou a cidade de Lima, capital do Império Espanhol na América do Sul. Ali também foi declarada a independência do Peru, em 1821.

Muito da arquitetura da cidade foi destruída por terremotos ao longo dos anos. Mas Lima vem desempenhando um papel exemplar de recuperação e conservação de suas memórias históricas.

  • Centro Histórico
  • Museu de Arte de Lima
  • Arredores da Plaza de Armas
  • Igreja de Santo Domingo
  • Tour na Igreja de São Francisco e catacumbas
  • Bairro Chino e Mercado Central

É possível encontrar ainda muitas varandas talhadas em madeira, símbolo da colonização espanhola, por exemplo. O jardim florido da praça é outros atrativo. Bom de se admirar enquanto aguardar a troca da guarda no Palácio do Governo. Acontece diariamente, às 11h45.

Em torno da Plaza Maior de Lima ainda estão conservados outros bonitos prédios históricos. Como a Catedral de Lima, o Palácio do Governo (residência do presidente), o Palácio do Arcebispo e o Club de la Unión. Alguns não ficam abertos no sábado à tarde ou no domingo de manhã, mas o passeio já vale pelos exteriores.

DIA 2 – Banho de cultura e, enfim… o jogo!

Instalado num palácio do século 18, o Museu Larco é um museu privado. Aberto desde 1926, tem em seu acervo uma coleção de cerâmicas e artefatos pré-incaicos. Na visita, é possível conhecer a evolução da civilização no Peru até o breve período em que os incas unificaram os Andes sob seu império.

Há galerias dedicadas às diferentes culturas que antecederam os incas, explicando suas contribuições. O acervo é dividido em galerias por material — ouro, prata, têxteis, cerâmica. A mais impressionante, no entanto, é a galeria de cerâmica erótica. O Larco também tem um café-restaurante com uma enorme varanda com vista para o jardim. Fica aberto até as 22h. Você pode começar seu dia por ali, com um belo café da manhã.

Já para um almoço cedo, antes de seguir para o estácio, a dica é experimentar um clássico botequim limeño. A Antigua Taberna Queirolo fica entre o Museu Larco e o Malecón de Miraflores. É o melhor lugar da cidade para se conhecer o chilcano, um drink de pisco, ginger ale, suco de limão e angostura. Para completar o cardápio, peça piqueos (tábuas de frios), sánguches (sanduíches, os mais-mais são o de butifarra e o de peixe-rei) ou ceviches.

 

  • Museu Larco
  • Bairro Barranco
  • Museu MATE
  • Bajada de Baños
  • Malecón de Miraflores
  • Parque do Amor
  • Shopping Larcomar

Quem achar que fica apertado fazer mais algum passeio antes do jogo, a dica é, pelo menos, passar, do almoço, no Malecón de Miraflores. O magnífico parque costeiro instalado no topo das falésias de Lima, certamente, ajudará a acalmar os nervos antes de empurrar o time para a vitória (bora trazer a faixa, gente!).

Na verdade, o Malecón é formado por 15 parques ao longo de cinco quilômetros. Cada um para um uso particular. Desde quadras poliesportivas, canchas de tênis, pista de skate até espaço para leitura. Tudo interligado por jadins impecáveis, ciclovia, um passeio de pedestres e a vista permanente para o Pacífico.

Dali, peça seu táxi ou Uber para o Estádio Monumental — o trajeto leva cerca de 45 minutos.

DIA 3 – Para aproveitar o último dia com calma

Para quem ainda tiver tempo (e disposição) de passear no domingo, a dica é começar o dia com uma caminhada leve pelo Bosque El Olivar. Localizado no coração do bairro/município de San Isidro, o bosque tem 1.500 oliveiras remanescentes da Hacienda San Isidro.

A área foi loteada no início do século 20. Os casarões elegantes no entorno do parque, ainda de pé, incorporam o verde a seus jardins. O que deixa o lugar ainda mais charmoso.

Dali, a dica é partir para um almoço leve. O parque fica a menos de 10 minutos de caminhada da zona das cevicherias mais famosas de Lima. Dá para fazer reserva para os primeiros horários e aproveitar melhor a tarde. As melhores opções, neste caso, são:

Inclui variantes com frutas e até com peixes de carne vermelha. Faça sua reserva em tempo real aqui.

  • El Mercado
    Hipólito Unanue, 203
    Tel: 01 221-1322

A cevicheria do chef Rafael Osterling, uma das mais bem cotadas pelos foodies.

  • La Mar 
    Av. La Mar, 770
    Tel: 01 421-3365

A cevicheria de Gastón Acurio, que tem filiais espalhadas pelas Américas (incluindo São Paulo).

  • El Olivar
  • Huaca Pucllana
  • Huana Huallamarca
  • Parque de La Reserva e Circuito das Águas de Lima

Para terminar o dia de passeio, dê uma passadinha no conjunto de fontes luminosas do Parque de la Reserva, conhecido como Circuito Mágico del Agua. As fontes de Lima são mais do que lindas: são interativas.

Você pode passear por um túnel de água, ver as incríveis esculturas de água colorida ou apenas ficar apreciando as fontes que dançam ininterruptamente. A Fonte da Fantasia exibe um show holográfico três vezes por noite.

circuitomagico-de-agua-lima-blogdoferoli
Quer conhecer mais opções de atividades turísticas em Lima? Adquira seus ingressos online na loja do Blog do Feroli na Viator!

Vai esticar a viagem? Fazemos seu roteiro, dá tempo!

Dá para montar um roteiro personalizado e completo incluindo Cusco e Machu Picchu na sua viagem ao Peru. Saindo de Lima, o ideal é seguir para pelo menos três noites em Cusco e deixar o gran finale para Machu Picchu. É como fazer uma viagem no túnel do tempo!

Quem saber como? Nós cuidamos de toda a estratégia ara você. E ainda indicamos e orientamos a visita aos resquícios de sítios arqueológicos — em Pisaq, Moray, Ollantaytambo — e desvendamos todas as regras de visitação para a cidadela de Machu Picchu para você!

 

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código SEGURO10OFF.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *