Nacionalismo e desejo de separação não impedem que Barcelona, a capital da Catalunha, continue uma cidade cheia de atrações
A cidade mais visitada da Espanha vive um momento turbulento. Barcelona, a capital da Catalunha, sofre com uma série de protestos que tiveram início em 14 de outubro, por conta da prisão de alguns líderes do movimento separatista.
Por conta disso, passeatas e confronto entre policiais e manifestantes se tornaram frequentes. Até mesmo o clássico entre Barcelona e Real Madrid foi adiado por conta desses eventos.
Cuidados
Mesmo assim, milhares de turistas visitam a cidade todos os dias, vindos de todas as partes do mundo. Mas, o que se pode esperar?
Apesar de já terem sido registrados tumultos em aeroportos (até mesmo com cancelamento de voos) e em vários pontos turísticos da cidade, pode-se dizer que a situação é razoavelmente tranquila para os turistas.
Claro que, durante os protestos, ruas são fechadas e não é aconselhável que se chegue muito perto de onde a confusão acontece. Afinal, gás lacrimogêneo e balas de borracha não devem fazer parte de nenhuma viagem.
Foram quase duas centenas de pessoas presas e mais de 200 policiais feridos. Portanto, leve a sério o conselho de ficar longe de onde acontece a confusão.
Tudo (quase) normal
Na última semana de outubro a situação em Barcelona era praticamente normal. Comércio aberto, transporte público funcionando normalmente, assim como o serviço de coleta de lixo (um dos primeiros a serem afetados em caso de tumultos).
Com o reforço no policiamento, os principais pontos turísticos de Barcelona estavam funcionando a pleno vapor,, assim como restaurantes e clubes noturnos.
Portanto, viaje sem medo, mas com cautela. Fique sempre de olho nos noticiários. Uma boa fonte de notícias é o site do jornal El Pais (em espanhol)
Não seja barrado
A Espanha é uma das principais portas de entrada da Europa. Seja por conta das conexões ou como destino inicial dos turistas brasileiros. Mas não pense que entrar na Espanha é uma tarefa simples.
Mesmo sem a exigência de visto, a Espanha é um dos países onde mais turistas são barrados. Inclusive, não faz muito tempo, os brasileiros eram alvos constantes das autoridades locais.
Uma das principais razões que causam problemas aos viajantes é a falta de um seguro viagem. Ele é item obrigatório para não correr o risco de ter sua entrada negada na Espanha, mesmo que apenas para esperar um voo para outro destino europeu.
Ter passagens de volta, reservas em hotéis (ou cartas-convite de algum morador do país) e uma quantidade compatível de dinheiro para se manter durante o tempo da sua estadia no exterior também diminuem o risco de dores de cabeça.
Boa viagem!