Dicas e cuidados para deixar o celular carregando

Dicas e cuidados para deixar o celular carregando

18/10/2019 Off Por Fernando de Oliveira

Fique atento com o tempo de carregamento e a forma que está utilizando o celular. Ele é um grande amigo durante as viagens

Em um mundo completamente conectado como o nosso, acabar a bateria do celular é considerado um grande problema, principalmente durante uma viagem.

As pessoas estão tão ligadas na tecnologia, que ao menor sinal de perigo, estão procurando por uma tomada, carregador externo ou qualquer artifício que as possa manter conectadas por um período mais longo.

Em uma época muito, muito distante, você parava em qualquer orelhão e com uma ficha telefônica ou cartão fazia a chamada e fala o que era necessário. Hoje, o celular precisa manter a conexão com as redes sociais, indicar o caminho pelo GPS, funcionar como agenda de anotações e, na pior das hipóteses, ainda fazer alguma ligação.

Por isso, os carros precisam ter tomadas, os restaurantes precisam ter conexão wifi, e os locais públicos precisam dar condições para que todos tenham acesso a internet e ainda permitir o carregamento do aparelho. É muito interessante, mas hoje precisamos estar mais ligados à uma tomada do que antigamente.

Celular

Qualquer lugar vira carregador

Diante desse cenário de necessidade que criamos sobre o aparelho, como conservar mais tempo a bateria? Como carregar corretamente o aparelho? Você sabe quais são os cuidados necessários para prolongar a vida útil do seu fiel companheiro?

Se você quer saber mais sobre as dicas e cuidados com o seu celular, continue lendo esse post! Vamos começar pelos erros mais comuns na hora de carregar o seu aparelho em qualquer lugar do planeta.

Conheça os tipos de tomada pelo mundo

Quando carregar

Deixar o aparelho completamente sem carga até o ponto de desligar é mais prejudicial ao equipamento do que carregar várias vezes durante o dia para manter a carga. Isso parece um mito, mas é verdade!

Toda vez que a falta de energia desliga o aparelho existe mais risco de danificar os componentes responsáveis pelo processamento de dados.

Portanto, se você quer aumentar a vida útil do seu aparelho não deixe que os níveis de bateria fiquem baixos para que você ligue o carregador. Sempre que a bateria estiver baixa, antes de sinalizar que está acabando, já possível fazer a recarga para evitar essa sobrecarga no sistema do aparelho.

Deixar a noite toda o celular carregando

Esse é o erro mais comum que as pessoas cometem ao colocar o aparelho de celular para carregar. Ao deixar a noite inteira o telefone na tomada você está permitindo uma sobrecarga de energia no sistema. O correto é não deixar o aparelho conectado depois que a bateria estiver totalmente carregada.

Como esse é o horário que menos usamos o aparelho, a tendência é esquecê-lo carregando por horas e horas, e isso pode causar danos do processamento e um excesso de carga. Com o tempo a bateria pode não segurar mais a potência e descarregar mais rapidamente.

https://i1.wp.com/blogdoferoli.com/wp-content/uploads/2019/05/Travel-Mobile_336x280_BR.png?resize=300%2C250&ssl=1

Clique no banner e ganhe US$ 5 de créditos na sua primeira compra. Presente do Blog do Feroli

Carregar 100% da bateria

Sabe aquela mania de entrar em algum imóvel e procurar uma tomada para manter a bateria com carga completa, isso também é prejudicial.

Assim como deixar a bateria acabar, carregar completamente toda hora também pode produzir danos no processamento de dados do aparelho, mas dessa vez por carga extra.

As baterias de lítio que estão nos aparelhos são desenvolvidas para obter o melhor rendimento do smartphone sem que estejam totalmente carregadas. O ideal é que a bateria esteja na casa dos 60% para obter o melhor resultado do processador do aparelho.
Por isso, esqueça a ideia de deixar toda hora seu celular 100% carregado!

As capinhas são um problema

Celular

Você já notou que quando você liga o seu celular na tomada para carregar ele começa a esquentar? Pois é, isso é natural e não é um problema, porém, as altas temperaturas podem danificar tanto o aparelho quanto a bateria.
Por isso, pense sempre na temperatura do ambiente que está colocando o aparelho para carregar, se estiver um dia mais quente, tire a capa do seu celular para evitar que ela concentre o calor e possa promover uma sobrecarga no sistema.

A capinha contribui para o superaquecimento do aparelho e pode fazer com que o sistema pare de funcionar. Por isso, sempre que possível, tire a capinha na hora da carga.

Utilizar qualquer carregador

Você pensa em comprar uma casa no Rio de Janeiro, logo pensa onde estarão as tomadas e o roteador do wifi, não é mesmo? Aí você pensa, vou deixar um carregador em cada canto para não precisar buscar na hora de usar. Isso é um erro crucial para a vida útil do seu smartphone!

É importante não economizar na hora de trocar o carregador, use sempre o original ou substitua por um modelo adequado ao seu aparelho. Os danos causados por um carregador paralelo podem ser irreversíveis para a bateria e o aparelho, por isso, não economize!

http://viajar.hu/e5a6

Carregar o celular no carro danifica a bateria?

Esse é outro dilema para os usuários. Afinal, carregar o celular no carro danifica ou não o aparelho? A resposta correta é não, mas claro, tudo dependerá de alguns cuidados básicos que você precisa tomar.

Como já vimos, o carregador é essencial para a vida útil do seu aparelho. Portanto, para evitar problemas é preciso usar o equipamento indicado para conectar no acendedor de cigarro, utilizado hoje como a bateria 12V.

Como a oscilação da energia pode ocorrer durante a utilização do veículo, se o acessório não for de boa qualidade pode queimar tanto o celular quanto os fusíveis do carro, danificando a parte elétrica.

O ideal é utilizar o carregador nas tomadas de 12V e não no acendedor, e se possível, utilizar o cabo original quando já existem as tomadas USB. Assim, reduz e muito a possibilidade de sobrecarga no sistema durante o trajeto.

Celular

Power Banks são importantes aliados dos viajantes

Power Banks ou baterias extras

Durante as viagens, ter um carregador e um cabo extras ou uma bateria portátil (power bank) pode ser tão importante (ou mais) que um ticket de metrô. Portanto, como os smartphones mais baratos não permitem a troca de bateria, o ideal é ter um power bank poderoso, que carregue pelo menos 1x o seu celular.

Há desses aparelhos para vender em qualquer camelô, mas não se deixe levar por preços atrativos e escolha um de boa marca e compre em uma loja que lhe dê garantia sobre o gadget.
E aí, gostou deste texto sobre as dicas e cuidados para deixar o seu celular carregando em casa ou no carro? Então que tal aproveitar a visita para compartilhar este post com os seus amigos. Afinal, quem não quer saber mais sobre como cuidar da vida útil do celular!

Anúncios