‘Malas macias’ ou ‘malas duras’, qual a melhor escolha?

Seja para levar dentro das aeronaves ou para despachar, saber escolher suas malas é um dos pontos mais importantes nos preparativos de uma viagem

As bagagens vêm sendo protagonistas dos noticiários faz algum tempo. Seja pela cobrança para despachar uma mala ou pelas restrições e as fiscalizações para as bagagens de mão que nos acompanham nos aviões.

Mas um detalhe que muita gente deixa passar é saber como escolher a melhor mala para a sua viagem. As variantes são muitas, mas resolvemos dar aos nossos leitores alguns elementos que vão facilitar na hora de comprar uma mala nova.

Malas

Duras ou macias?

Há basicamente dois tipos de malas no mercado: as feitas com material duro (geralmente algum tipo de plástico) e as feitas com material macio (geralmente algum tipo de tecido). Este fator, juntamente com o tamanho, é o que mais deve pesar na hora da escolha.

Tenha em mente que não há um modelo melhor do que o outro. Eles podem ser melhores ou piores dependendo do uso.

As vantagens das ‘malas duras’

Algumas vantagens são bastante óbvias. As ‘malas duras’ protegem melhor as roupas e equipamentos que você coloca dentro delas. Se você pretende despachar sua bagagem, não precisa se preocupar com outras malas sendo colocadas sobre a sua e danificando alguma coisa que esteja dentro dela.

Além disso, com elas é mais difícil que você tenha algum item roubado, já que são mais difíceis de violar por conta do seu material mais duro, que previne o uso de canivetes ou outro tipo de instrumento cortante.

Já os modelos menores, que são usadas como bagagem de mão, não deixam que outras bagagens as espremam nos compartimentos dos aviões.

As malas duras também protegem as roupas e equipamentos da água, seja da chuva ou de alguma outra fonte. Além disso, elas são mais fáceis de limpar. Um pano úmido e tudo fica como novo.

Elas também são mais fáceis de manter as dimensões exigidas pelas companhias aéreas, já que não se expandem.

Malas

As desvantagens das ‘malas duras’

A principal desvantagem também é óbvia: elas são pesadas. Não importa se despachadas ou levadas como bagagem de mão, os limites de peso limitam a quantidade de bagagem que pode ser colocado dentro delas. E quanto mais baratas, mais pesadas.

Outra grande desvantagem é o menor espaço de armazenamento. Como elas não se expandem e (normalmente) não tem bolsos externos ou outros compartimentos, a quantidade de roupas e outros itens que podem ser colocados dentro delas é menor.

Geralmente são um pouco mais caras.

Travel Mobile - chip para telefonia móvel no exterior

As vantagens das ‘malas macias’

Elas são mais leves, o que significa que você pode levar mais bagagem, o que sempre é bom, principalmente em viagens mais longas.

As malas macias também são expansíveis, tornando mais fácil colocar alguns objetos de formatos menos convencionais.

Além disso, as malas produzidas com material flexível costumam ter vários bolsos e compartimento extras onde é possível colocar algo que seja de uso mais constante e precise ficar sempre a mão.

Os contras das ‘malas macias’

Por serem macias elas são facilmente amassadas por outras bagagens mais pesadas, danificando o que está no seu interior.

Outro contra é que elas facilitam que ladrões ou funcionários mal intencionados roubem algum item do seu interior, já que podem ser cortadas com um canivete, estilete ou outro equipamento com lâmina.

Por fim, elas são mais difíceis de limpar. Muitas vezes o tecido é manchado, dificultando ainda mais a limpeza, já que não dá para colocá-la em uma máquina de lavar ou mandar para uma lavanderia.

Geralmente são um pouco mais baratas.

Conclusão

No fim das contas, cada modelo tem vantagens e desvantagens que se equivalem. Para malas de mão as duras tem a vantagem de estarem sempre dentro das normas de volume atuais. Já para malas que serão despachadas, as feitas com material mais macio têm a vantagem de serem mais versáteis.

Banner - Especial malas
Precisa comprar malas e outros apetrechos para sua viagem? Na nossa loja tem!

Mas, na hora da decisão, o que vai valer mesmo são as necessidades de cada um. Nós criamos um espaço exclusivo na nossa loja dentro do Magazine Luiza com malas para todos os gostos e necessidades. Clique no banner e veja quais são as nossas sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *