Mais uma edição do Festival do Café acontece neste fim de semana, em Petrópolis. A entrada é franca. Assim como as 10 visitas turísticas na cidade que selecionamos especialmente para você, que vai subir a serra no fim de semana!
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. O café é um produto que está na cultura e na casa do brasileiro. Somos o segundo mercado que mais consome café no mundo. Ou seja, o brasileiro não fica sem o seu café no dia a dia.
Por isso, participar de mais uma edição do Festival do Café é um convite praticamente irrecusável. Ainda mais quendo o evento acontece em Petrópolis (mais uma vez). E, agora, nos jaridins do Palácio Rio Negro.
A receita do Festival do Café você já conhece. Além dos expositores, o evento conta com algumas atividades paralelas. Confira o cronograma:
Sábado, 7 de setembro
14h – Visitação mediada ao Palácio Rio Negro (40 pessoas por visitação)
15h – Café Tradicional x Café Especial. Qual a diferença entre eles? Com Leonardo Carvalho
16h – Visitação mediada ao Palácio Rio Negro (40 pessoas por visitação)
17h – Oficina de Torra, com representante da associação cultural de cafeicultores da cidade de Heliodora/MG
Domingo, 8 de setembro
14h – Compostagem com a borra do café e outros resíduos, com a empresa Composerra
16h – Oficina de Torra, com representante da associação cultural de cafeicultores da cidade de Heliodora/MG
17h – Turismo Rural: a experiência em visitar uma fazenda de café, com Eleonora Monthal Farm
Você conhece a história do Palácio Rio Negro?
Um prédio amarelo de dois andares com um grande jardim se destaca entre as belas casas da Avenida Koeler, em Petrópolis. A construção data de 1889, e pertencia ao Manuel Gomes de Carvalho, o barão de Rio Negro.
De uma família rica e influente de cafeicultores do Vale da Paraíba, o casarão foi projetado pelo arquiteto ilatialo Antonio Jannuzzi. Mas o barão curtiu pouquinho o Palácio. A família foi para Paris em 1894, montou o café Carvalho e nunca mais voltou para o Brasil.
[ngg src=”galleries” ids=”16″ display=”basic_slideshow”]No mesmo ano, as tropas da Revota Armada — movimento militar de oposição ao governo de Marechal Floriano Peixoto — tentaram tomar Niterói, então capital do Rio de Janeiro. Diante disso, a capital acabou transferida para Petrópolis, e se instalou no Palácio Rio Negro, dividindo a sede oficial da República com o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, por mais de seis décadas.
Essa e muitas outras histórias você poderá conhecer neste fim de semana, durante as visitas guiadas ao palácio, no Festival do Café.
10 programas gratuitos para fazer em Petrópolis
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!
(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.
(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código SEGURO10OFF.
(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!