Três em cada dez brasileiros ainda usam crediário

Cresce para 25% o percentual de quem recorre ao crediário atraído por baixa burocracia. Inadimplência entre usuários do carnê caiu 13 pontos

A notícia é velha: a economia não reage. O que fazer? Bem, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito o brasileiro está recorrendo a um velho hábito: o crediário.

Crediários e consórcios não são novidade. Novidade é essas ferramentas serem aceitas em um país com a nossa história de inadimplência e desemprego.

Segundo o estudo “três em cada dez brasileiros (30%) fizeram uso de crediário (carnê, boleto a prazo ou cartão para compras exclusivas em uma loja) nos últimos 12 meses – sendo que 26% recorreram a essa modalidade todos os meses. Outros 31% a cada dois ou três meses e 31%, três vezes ou menos no ano, sendo que 26% recorreram a essa modalidade todos os meses”.


Falta dinheiro

Crediário é bom para o consumidor, mas um perigo para o comércio. Claro que vender e receber uma parte do pagamento pode acabar sendo melhor do que não vender, mas mostra a nossa situação precária.

O crediário aparece como solução para quem não tem todo o dinheiro para concluir uma compra e não tem o cartão de crédito como opção. Além disso, os juros do crediário costumam ser bem menos abusivos do que o de outras modalidades disponíveis no mercado.

Crediário
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Perigo de negativação

O grande problema do crediário é o perigo de inadimplência e negativação do nome. O estudo diz que 44% das pessoas que usaram o crediário já foram negativados por atrasos nos pagamentos. E olha que esse número significa uma queda de 15 pontos percentuais em relação ao que tivemos em 2018.

Os itens mais comprados foram roupas, calçados e acessórios e os crediários, em média, duram seis meses.

Acesse a pesquisa na íntegra e a metodologia em: https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/pesquisas

Aproveite os nossos roteiros personalizados e faça a sua viagem dos sonhos. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *