Beatles anunciam versão comemorativa pelos 50 anos de Abbey Road

Beatles anunciam versão comemorativa pelos 50 anos de Abbey Road

08/08/2019 Off Por Fernando de Oliveira

Abbey Road vai ganhar nova mixagem e vários outtakes. Fãs já podem se preparar para gastar uma boa grana

 

No dia no qual se comemora os 50 anos da foto (simples e icônica) que ilustra a capa do LP Abbey Road (o último gravado pelos Beatles), o site da banda e dos estúdios que, hoje, tem o nome da rua (antes era chamado de EMI Studios) anuncia a esperada caixa comemorativa do álbum.

O novo Abbey Road desembarca no mundo no dia 27 de setembro e está recheado de gravações inéditas.

Abbey Road

Clique na imagem e encomende a sua cópia

A caixa

Assim como nos aniversários dos álbuns Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e The Beatles (conhecido como Álbum Branco), Abbey Road ganhou um tratamento especial, com nova mixagem, uma série de takes alternativos, mixagem 5.1 e um senhor livro.

Capitaneado pelo produtor Giles Martin, filho do produtor original da banda e 5⁰ beatle, Sir George Martin, o lançamento tem a garantia de agradar a grande maioria dos fãs do grupo em todo o planeta.

Nenhum áudio completo foi liberado (ainda), mas pela seleção de faixas e tomando por base os lançamentos anteriores, a coisa promete. Por enquanto, esfregue as mãos de ansiedade.

A Foto

Muitas são as teorias sobre a razão de uma foto aparentemente simples ter se tornado um ícone mundial. Alguns dizem que é pela facilidade dela ser reproduzida (em Londres ou em qualquer lugar do mundo). Pode ser. Afinal, os próprios Beatles descartaram algumas idéias menos convencionais — Everest, pirâmides, etc — e decidiram algo mais simples, por conta da logística e da falta de interesse dos membros da banda.

John estava indo embora e George já estava de saco cheio da fama, mas não do dinheiro que ela proporcionava. Paul estava sendo pressionado para assinar com o empresário Allen Klein e Ringo era o cara do “paz e amor”.

No fim das contas, foram pouco mais de 10 minutos de sessão de fotos e trânsito interrompido para criar uma foto barata, simples e lendária.

Foram seis fotos, tiradas por Iain Macmillan, amigo de John & Yoko. A escolhida foi a de número 5. Como era um quente dia de verão, Paul saiu de sua casa (poucos quarteirões dali), calçando sandálias. No meio da sessão resolvei ficar descalço. Nada de Paul is Dead!

Abbey Road

Do diário de Mal Evans

Anotação de Iain Macmillan

 

 

 

 

 

 

 

 

Pouco antes da sessão de fotos

 

Não deixe de ir

Sendo ou não fã dos Beatles, atravessar Abbey Road é um programa quase obrigatório para qualquer turista que visita a capital inglesa. O lugar está sempre cheio de gente e os estúdios mantêm uma webcan onde você é filmado e pode se assistir e (com alguma habilidade) salvar esse momento.

Abbey Road

2012

Abbey Road

2013

 

 

 

 

 

 

Dois avisos importantes

  1. Abbey Road é uma rua onde passam carros e ônibus. Diferentemente da maioria das ruas da cidade, onde os motoristas são extremamente simpáticos, educados e pacientes, isso não acontece lá. Por conta do interminável número de fãs atravessando a rua todos os dias e tirando um número incontável de fotos, a paciência dos condutores é praticamente inexistente. Portanto, cuidado!
  2. Embora seja de conhecimento global e muito divulgado, os estúdios ficam em Abbey Road, que está no bairro (e na estação de metrô) de St. John’s Wood. Qual a razão desse aviso? É que Londres tem uma estação de metrô chamada…Abbey Road. E, com o tradicional humor inglês, quem chega até lá se depara com o aviso abaixo. Lembre-se disso e não se perca!

Abbey Road

O conteúdo

O novo Abbey Road será lançado em uma série de formatos, mas a estrela da companhia é a versão deluxe. Saiba o que ela vai conter e ouça as três versões da canção Something que estarão no lançamento.

CD1 – Nova mixagem

1 Come Together
2 Something
3 Maxwell’s Silver Hammer
4 Oh! Darling
5 Octopus’s Garden
6 I Want You (She’s So Heavy)
7 Here Comes the Sun
8 Because
9 You Never Give Me Your Money
10 Sun King
11 Mean Mr. Mustard
12 Polythene Pam
13 She Came In Through the Bathroom Window
14 Golden Slumbers
15 Carry That Weight
16 The End
17 Her Majesty

CD2 – Outtakes e demos

1 I Want You (She’s So Heavy) (Trident Recording Session & Reduction Mix)
2 Goodbye (Home Demo)
3 Something (Studio Demo)
4 The Ballad Of John And Yoko [Take 7]
5 Old Brown Shoe [Take 2]
6 Oh Darling [Take 4]
7 Octopus’s Garden [Take 9]
8 You Never Give Me Your Money [Take 36]
9 Her Majesty [Takes 1-3]
10 Golden Slumbers/Carry That Weight (Takes 1–3 / Medley)
11 Here Comes The Sun [Take 9]
12 Maxwell’s Silver Hammer [Take 12]

Essa versão será vendida na Amazon BR. Clique na imagem e peça o seu

CD3- Outtakes e demos

1 Come Together [Take 5]
2 Then End [Take 3]
3 Come And Get It (Studio Demo)
4 Sun King (Take 20)
5 Mean Mr Mustard (Take 20)
6 Polythene Pam (Take 27)
7 She Came In Through The Bathroom Window (Take 27)
8 Because (Take 1 – Instrumental)
9 The Long One (Trial Edit & Mix – 30 July 1969) (Medley: You Never Give Me Your Money, Sun King, Mean Mr Mustard, Her Majesty, Polythene Pam, She Came In Through The Bathroom Window)
10 Something (Take 39 – Instrumental – Strings Only)
11 Golden Slumbers/Carry That Weight (Take 17 – Instrumental – Strings & Brass Only)

DISC 4 Blu-ray

1 Dolby Atmos
2 Surround Sound 96kHz/24 bit DTS-HD Master Audio 5.1
3 96kHz/24 bit High Res Stereo (2019 Stereo Mix)

Um livro com 100 páginas e prefácio de Paul McCartney