Dicas de Viagem: Entenda a diferença entre escala, conexão e stopover

Dicas de Viagem: Entenda a diferença entre escala, conexão e stopover

12/07/2019 0 Por Débora Thomé

Aprenda mais sobre esses termos e saiba como tornar sua viagem ao exterior ainda melhor e mais em conta. Desvende, ainda, o “segredo” do stopover oferecido pelas companhias aéreas

Tem uns termos da aviação comercial que podem tornar sua viagem ainda melhor. O segredo é saber o que significam “conexão”, “escala” e “stopover“.

SPOILER ALERT: um deles permite que você conheça pelo menos uma cidade a mais na sua viagem, sem pagar nada a mais por isso, em boa parte das vezes!

Agora que tenho sua total atenção, vamos por partes! Começamos explicando o que significa cada um desses termos. A “cereja no bolo” fica, é claro, para o final — lembra que falei que você poderia conhecer pelo menos uma cidade a mais na sua viagem? Mas não se apresse: se for necessário, te ajudamos a montar seu roteiro personalizado inteirinho (é só clicar no banner…)

BannerROTEIROS-5-blogdoferoli

Aproveite esta e outras dicas de viagens nos nossos roteiros personalizados. Não são caros, vão facilitar muito a sua vida e tornar a sua viagem em uma experiência inesquecível. Entre em contato e peça o seu

O que é escala?

Essa é a mais fácil. É uma escala quando o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final — seja para abastecer, embarcar ou desembarcar outros passageiros.

Após a parada, você segue a viagem no mesmo avião.

escala-conexao-stopover-blogdoferoli-1

Em alguns casos (raros!) é necessário sair da aeronave enquanto aguarda o término do procedimento para continuar a viagem. E também não é necessário retirar a bagagem e efetuar um novo despacho na escala; ela segue até o destino final.

O que é conexão?

Na conexão, o passageiro desembarca do avião em uma cidade intermediária e embarca em outro avião para o destino final. Tudo dá certo! Basta seguir à risca as orientações dos comissários e agentes aeroportuários, que indicam com precisão os procedimentos.

escala-conexao-stopover-blogdoferoli-4

Entre um voo e outro, o passageiro fica “em trânsito”. Nesse caso, as regras variam. E tem o “pulo do gato”…

Na conexão nacional ou doméstica, não precisa, na maioria dos casos, retirar a bagagem, que segue direto para o destino final. Já na conexão internacional, as regras variam de acordo com cada país. Alguns podem exigir, não só um novo despacho da bagagem, como também que o passageiro passe pelo controle migratório.

Esse é o caso das conexões internacionais nos Estados Unidos e Canadá. É necessário passar pelo controle de passaporte e despachar novamente a bagagem. Por isso é exigido o visto, mesmo que sua viagem não tenha como destino nenhuma cidade desses dois países.

escala-conexao-stopover-blogdoferoli-2

Algumas conexões são bem longas — de até 24 horas. E está aqui o “pulo do gato”! Dependendo da distância entre o aeroporto e a cidade, e do tempo entre os voos, dá para passear pela cidade intermediária.

Mas, nesse caso, ao retornar ao aeroporto será necessário passar por todo o procedimento de controle de bagagem de mão e passaporte. Para ter uma conexão segura, é importante voltar com tempo de sobra. Ou corre-se o risco de perder o voo seguinte.

O que é stopover?

Chegamos à bendita “cereja do bolo”, o stopover. É, resumindo, uma parada intermediária, onde o passageiro permanece no local de conexão de maneira voluntária, por mais de 24 horas.

escala-conexao-stopover-blogdoferoli-3

Algumas companhias aéreas, inclusive, estimulam essa parada para incentivar o turismo em seus países de origem. E é aí que você, muitas vezes, consegue incluir mais um local na sua viagem sem pagar nada, ou quase nada para isso!

Como funciona o uso do stopover para uma viagem 2×1

É simples, porém trabalhoso. Isso porque a maioria das companhias aéreas oferece pouca ou nenhuma explicação sobre o funcionamento do serviço. Poucas, como a TAP,  escancaram a oferta — o próprio buscador do site já pergunta se você tem interesse em fazer o stopover.

. Dicas de Viagem: Como conseguir um bom stopover

Na maioria dos casos, as companhias apenas explicam que oferecem o stopover. A simulação deve ser feita na opção “múltiplos destinos” para saber se a tarifa sofre alteração de preço.

Dando um exemplo prático. Se você compra uma passagem a Berlim na Air France, cujo voo tenha conexão em Paris, pode usar a mesma passagem para ficar um tempo em Paris antes de ir a Berlim seguir para a capital alemã. Sem pagar nada a mais por isso.

escala-conexao-stopover-blogdoferoli-5

Ou seja: a companhia oferece o stopover na cidade que é seu hub, para onde ela tem voos diretos.

Se estiver achando complicado, peça ajuda pelo telefone. Mas, basicamente, é preciso ter paciência para fazer as simulações. Quem tiver flexibilidade de datas ganha uma “ajuda” extra para encontrar a combinação de voos mais barata.

Ficou animado? Separamos neste post, para você, os contatos (e as principais condições) das companhias aéreas que oferecem stopover ao redor do mundo.

Confira quais companhias aéreas mais estimulam o stopover

Outras cias. aéreas que oferecem stopover, com pagamento de taxas

Cias. aéreas que oferecem stopover, mas não saem do Brasil

Outras companhias sem voos saindo do Brasil permitem o stopover gratuito. Guarde a informação, que pode ser útil quando você estiver rodando mundo afora!

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado e parcelado em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial em qualquer viagem! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código SEGURO10OFF.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você já sai com o chip programado para uso, do jeito que você precisa!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!