
O que é e como comemorar o Dia Mundial do Whisky
18/05/2019Um dos “espíritos” mais amados do mundo, o whisky tem uma história que remonta a centenas de anos, e vários países
O seu nome vem do gaélico “uisce” (ou “uisge”), que significa “water” em inglês. A bebida também foi chamada, no início, de “uisce beatha”, do irlandês antigo, que significa “water of life” em inglês, e “uisge beatha” do gaélico escocês, que tem a mesma tradução: água da vida.
Este ano, o Dia Mundial do Whisky foi comemorado neste sábado, 18 de maio. Pessoas de todo o mundo foram incentivadas a experimentar um dram (trago, como dizem os escoceses) para celebrar a “água da vida”.
O que é o Dia Mundial do Whisky?
Da Escócia ao Japão, o whisky é bebido em todo o mundo. Por essa razão, o Dia Mundial do Whisky se dedica a tornar o whisky divertido e acessível a todos, em vez de exclusivo ou prescritivo.
Tudo o que você precisa, de acordo com os organizadores do World Whiskey Day, é “uma garrafa para compartilhar com seus amigos”.
Mesmo quem está de dieta não precisa se preocupar: são apenas 64 calorias em 25ml da bebida — menos do que em uma banana!
“Queremos que a bebida seja popularizada. E isso significa qualquer tipo de whisky/whiskey de qualquer lugar do mundo”, diz o website do Dia Mundial do Whisky.
História do whisky

King James I (Foto: Reprodução/Internet)
Originário da Irlanda ou da Escócia, pouco importa. Os segredos do processo de destilação da bebida foram descobertos depois que uma família de médicos — os MacVeys (também conhecidos como os Beatons) — traduziram textos médicos árabes antigos que detalhavam o processo.
O whisky tem uma longa história nas nações celtas. O whiskey irlandês é produzido desde 1608, quando Bushmills, o mais antigo local oficialmente licenciado, recebeu permissão para fazer o “espírito” para rei James I da Escócia.
Na América, o tipo mais popular é o Bourbon, tradicionalmente destilado no condado de Bourbon, no Kentucky. Feito de pelo menos 51% de milho, o bourbon amadurece muito mais rápido que seu primo escocês.
Destilarias ao redor do mundo
Outros países menos conhecidos por seu whiskey também têm a destilaria. Incluindo Inglaterra, Taiwan, África do Sul e Canadá. Até mesmo lugares como Suécia, Índia e França tentaram fazer a bebda. O que significa que há algo para todos, onde quer que você esteja, no Dia Mundial do Whisky.
O famoso scotch foi destilado por centenas de anos em seis regiões — Campbeltown, Highlands e Islands, Islay, Lowlands e Speyside —, com marcas conhecidas como Balvenie e Caol Ila compartilhando essa história.
Whiskey é popular em todo o mundo. No entanto, japonês tornou-se muito mais proeminente e caro nos últimos anos. A primeira destilaria no Japão, Yamazaki, foi criada em 1923.
Slainte!