Um dos “espíritos” mais amados do mundo, o whisky tem uma história que remonta a centenas de anos, e vários países
O seu nome vem do gaélico “uisce” (ou “uisge”), que significa “water” em inglês. A bebida também foi chamada, no início, de “uisce beatha”, do irlandês antigo, que significa “water of life” em inglês, e “uisge beatha” do gaélico escocês, que tem a mesma tradução: água da vida.
Este ano, o Dia Mundial do Whisky foi comemorado neste sábado, 18 de maio. Pessoas de todo o mundo foram incentivadas a experimentar um dram (trago, como dizem os escoceses) para celebrar a “água da vida”.
O que é o Dia Mundial do Whisky?
Da Escócia ao Japão, o whisky é bebido em todo o mundo. Por essa razão, o Dia Mundial do Whisky se dedica a tornar o whisky divertido e acessível a todos, em vez de exclusivo ou prescritivo.
Tudo o que você precisa, de acordo com os organizadores do World Whiskey Day, é “uma garrafa para compartilhar com seus amigos”.
Mesmo quem está de dieta não precisa se preocupar: são apenas 64 calorias em 25ml da bebida — menos do que em uma banana!
“Queremos que a bebida seja popularizada. E isso significa qualquer tipo de whisky/whiskey de qualquer lugar do mundo”, diz o website do Dia Mundial do Whisky.
História do whisky
Originário da Irlanda ou da Escócia, pouco importa. Os segredos do processo de destilação da bebida foram descobertos depois que uma família de médicos — os MacVeys (também conhecidos como os Beatons) — traduziram textos médicos árabes antigos que detalhavam o processo.
O whisky tem uma longa história nas nações celtas. O whiskey irlandês é produzido desde 1608, quando Bushmills, o mais antigo local oficialmente licenciado, recebeu permissão para fazer o “espírito” para rei James I da Escócia.
Na América, o tipo mais popular é o Bourbon, tradicionalmente destilado no condado de Bourbon, no Kentucky. Feito de pelo menos 51% de milho, o bourbon amadurece muito mais rápido que seu primo escocês.
Destilarias ao redor do mundo
Outros países menos conhecidos por seu whiskey também têm a destilaria. Incluindo Inglaterra, Taiwan, África do Sul e Canadá. Até mesmo lugares como Suécia, Índia e França tentaram fazer a bebda. O que significa que há algo para todos, onde quer que você esteja, no Dia Mundial do Whisky.
O famoso scotch foi destilado por centenas de anos em seis regiões — Campbeltown, Highlands e Islands, Islay, Lowlands e Speyside —, com marcas conhecidas como Balvenie e Caol Ila compartilhando essa história.
Whiskey é popular em todo o mundo. No entanto, japonês tornou-se muito mais proeminente e caro nos últimos anos. A primeira destilaria no Japão, Yamazaki, foi criada em 1923.
Slainte!