Uma sugestão para um risoto cheio de personalidade para impressionar amigos e parentes
Risotos são sempre uma opção de classe para qualquer ocasião. Recentemente descobri que há até arroz arbóreo brasileiro nas prateleiras dos supermercados, o que diminui ainda mais os custos do prato.
A receita de hoje usa limão siciliano, limão comum (tahiti) e alho poró com manteiga e ervas finas. Não tem como dar errado.
Ingredientes
400g de arroz arbóreo
½ tablete de manteiga com sal
½ alho poró
1 limão siciliano
Raspas de limão siciliano (opcional)
1 limão tahiti
Queijo parmesão ralado (a gosto)
1 taça de vinho branco
1 litro de água com caldo de legumes
Ervas finas (a gosto)
Equipamentos para o risoto
1 panela média funda
1 faca
1 colher de pau ou com ponta de silicone
Modo de fazer
Coloque a água para aquecer em fogo baixo e misture o caldo de legumes (de preferência feito em casa ou em pó). Tente fugir dos caldos industrializados, que são muito salgados. Enquanto isso, corte o alho poró em pequenas rodelas e coloque na panela (também em fogo baixo) com a manteiga e acrescente as ervas finas.
Quando manteiga estiver derretida e o alho começando a ficar macio, acrescente ½ xícara de vinho, mexa um pouco e despeje o arroz. Logo em seguida coloque o arroz e mexa até ele começar a absorver o vinho. Coloque metade da água, o suco de ½ limão siciliano e ½ limão tahiti e vá mexendo (sem parar).
Quando a água a evaporar, complete o volume até o arroz começar a ficar macio. Nesse ponto, coloque o restante do vinho e do suco dos limões.
Para finalizar, acrescente a manteiga e o queijo ralado e continue mexendo até que fique com a consistência cremosa. Prove para ter certeza do ponto e do sal, faça os ajustes (se necessário), coloque as raspas de limão siciliano e pronto.
Sirva enquanto estiver quente.
Sugestão
É ótimo com carne ao molho madeira.