Seguindo a linha do post anterior sobre carne de porco, resolvi publicar a minha receita de costeleta ao barbecue
A carne de porco está em alta, então vamos comemorar com uma receita que estou para postar faz tempo: costeleta de porco ao barbecue.
A costeleta
Compre uma costeleta não muito gorda e, de preferência, resfriada. É facil encontrar em supermercados e açougues e são bem mais saborosas que as congeladas.
Antes de temperar uma dica importante: retire a membrana que fica na parte próxima dos ossos (veja a foto). Essa membrana impede que o tempero penetre na carne e deixa a costela menos macia.
Feito isso, vamos ao tempero!
Tempero nem tão básico
Para temperar a costeleta você vai precisar de:
Páprica doce Páprica defumada 4 dentes de alho picado ou alho em pasta equivalente Pimenta-do-reino moída Sal grosso (se possível, com ervas finas) Limão Vinho branco
Cubra a costeleta com os temperos como se criasse camadas com cada um deles. Deixe o sal grosso por último, esprema o limão (mais de um se for necessário) e despeje uma xícara de vinho branco e deixe a costeleta marinando em um pirex por aproximadamente uma hora, virando-a algumas vezes para que toda ela entre em contato com o líquido.
O molho barbecue
Ingredientes
1 colher de chá de azeite 1 cebola 1 dente de alho 300g de tomate (com ou sem pele) 2 colheres de sopa de catchup de boa qualidade 1 colher de sopa de açúcar mascavo 2 colheres de chá de molho inglês 1 colher de chá de páprica doce sal pimenta-do-reino (de preferência branca)
Modo de preparo (molho)
Passe no processador (ou liquidificador) a cebola com o tomate.Numa panela, esquente o azeite e depois junte o alho e o resto dos ingredientes, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta e coloque um pouco de água e tampe para engrossar, mexendo de tempos em tempos. Depois, passe tudo em um coador bem fino.
PS: Caso prefira, também pode usar um molho industrializado de boa qualidade. Não use os mais baratos!
Modo de fazer (costeleta)
Coloque a costeleta em forno pré-aquecido (alto) por aproximadamente 30 minutos, com os ossos para baixo. Retire do forno, desça a temperatura para o mais baixo possível.
Enquanto o forno desaquece, coloque a costeleta em um papel alumínio, cubra com um pouco do molho barbecue, um pouco de molho inglês e um fio de azeite. Acrescente o vinho (ou coloque mais caso ele tenha evaporado), cubra e feche com o papel alumínio e leve de volta ao forno (já em temperatura baixa) por mais 2h/2h30.
Quando alcançar esse tempo, abra o papel alumínio e verifique se ela já está macia o suficiente para se soltar do osso com facilidade. Caso seja necessário, deixe mais alguns minutos no forno. Se já estiver no ponto, retire o papel alumínio, pincele mais um pouco do molho e sirva em seguida.
Vai bem com arroz branco e uma salada verde ou caprese.