The Rolling Stones Crossfire Hurricane

Filme oficial conta os 50 anos de carreira da icônica banda de rock

stonescrossO filme oficial que conta os 50 anos de carreira dos Rolling StonesCrossfire Hurricane (ST2) – é bem a cara da banda: uma grande confusão que funciona. Ao contrário dos Beatles, que, assim como eram os “bons rapazes” e seu Anthology é uma perfeita cronologia, Crossfire Hurricane segue a lógica nem sempre correta dos Stones. Baseado em entrevistas recentes com todos os membros oficiais da banda em todas as suas formações (com exceção de Brian Jones, claro), o filme mostra em pouco mais de 2 horas a história da maior banda de rock de todos os tempos.

Com várias cenas tiradas dos DVDs lançados recentemente com material da banda – Stones in Exile, Ladies and Gentlemen, Charlie is My Darling e Some Girls – episódios da trajetória do grupo são narrados com o que resta de memória de Keith Richards, Mick Jagger, Charlie Watts, Bill Wyman, Ron Wood e Mick Taylor. Aliás, ótimo ver que os atuais Stones tiveram a humildade de usar Bill Wyman como consultor histórico. Não apenas o ex-baixista sempre foi o que mais se preocupou em preservar o legado da banda, como era o único que, por exemplo, passou ao largo do vasto coquetel de drogas que regava a vida dos seus companheiros, transformando-o em uma fonte bastante confiável.

Como todo produto oficial, a maior parte das podridões é deixada de lado ou amenizada. A decadência física e mental de Brian Jones, por exemplo, é até bastante comentada, mas bem pouco mostrada em imagens. O mesmo acontece com o episódio da saída de Mick Taylor, onde apenas o próprio guitarrista parece dar um depoimento verdadeiro sobre o caso.

Crossfire Hurricane é essencial para os que gostam do bom e velho rock’n’roll e para quem curte o som dos feiosos anti-Beatles.


Uma versão desse texto também foi publicado no jornal O Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *