Cientistas criam vírus “Frankenstein” capaz de se construir usando pedaços de softwares do PC

Cientistas da computação da Universidade do Texas afirmam ter criado uma espécie de vírus capaz de se construir a partir de partes “saudáveis” de softwares instalados em um PC, segundo informa a revista “New Scientist”. O trabalho foi apresentado durante o USENIX Workshop on Offensive Technologies, evento sobre segurança realizado em Washington (EUA).

O vírus “Frankenstein”, como foi apelidado pelos pesquisadores Vishwath Mohan e Kevin Hamlen,  é capaz de procurar partes de código de softwares chamadas de “gadgets”, pequenas instruções responsáveis por tarefas simples. Por exemplo, ele poderia se construir a partir do código do Internet Explorer ou do Notepad responsável pelo comando de “copiar e colar”.

Mohan e Hamlen não precisaram construir o malware “por inteiro” – bastou desenvolver dois algoritmos, que então terminam de criar o vírus usando partes de códigos encontradas no PC.

“Os dois algoritmos de teste que escolhemos são mais simples que o malware completo, mas representativos da lógica do núcleo usado pelo malware para se ‘descompactar’”, explicou Hamlen.

A pesquisa, financiada parcialmente pela Força Aérea dos Estados Unidos, poderá ser útil para agências de seguranças nacionais se infiltrarem em sistemas de computadores de inimigos, destacaram os cientistas.

Segundo os pesquisadores, como o vírus Frankenstein pega partes diferentes de programas instalados no PC a cada infecção no computador, dificilmente ele é detectado pelos softwares de segurança atuais.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *