Finalmente o Brasil fica mais inteligente: Chrome bate Internet Explorer e é navegador mais popular do país

O Chrome, com 35% de participação, é o navegador mais popular do Brasil, segundo o instituto Navegg. Ele está pouco à frente do Internet Explorer (33%), mas tem quase o dobro do Firefox (20%). Safari e Opera, com 8% e 4%, respectivamente, aparecem em seguida. Os números são semelhantes aos divulgados pela StatCounter em dezembro do ano passado.

A fatia do Safari é maior do que a do OS X, que está em apenas 4% dos computadores do País. Isso ocorre porque o browser também é utilizado em dispositivos como o iPhone, que responde por 48% dos smartphones, e o iPad, que detém 72% do mercado de tablets. Um detalhe interessante é que 78% deste segmento é formado por homens.

Já o Android está em 52% dos smartphones e em 38% dos tablets. O estudo só considerou a plataforma da Google e a da Apple nesses aparelhos, deixando sistemas como o Symbian, da Nokia, o Windows Phone, da Microsoft, e o BlackBerry OS, da RIM, de lado – de acordo com a Navegg eles não representam nem 1% do universo.

Por maiores que tenham sido as vendas de dispositivos móveis nos últimos anos, eles estão longe de ultrapassar notebooks e desktops quanto à navegação web. Apenas 5% dos usuários brasileiros utilizam smartphones para isso, 3% preferem os tablets e 92% recorrem aos tradicionais computadores.

Nesse ponto é preciso destacar que a opção por um não exclui o acesso por outro. Em outras palavras, se um internauta usou o iPhone para entrar em um site e depois, em casa, o visitou pelo desktop, ele será contada duas vezes. É provável que os 8% do bolo dos dispositivos móveis não tenham abandonado os PCs, de modo que, se outro tipo de procedimento fosse utilizado, o índice deles de 92% estaria ainda mais próximo dos 100%.

Por falar em PCs, o Windows mantém confortável liderança na plataforma, com 94% de participação. O Linux tem 2%, sendo que 65% das pessoas que o preferem têm curso superior completo, e os usuários do OS X são majoritariamente do sexo masculino (87%) e demonstram “forte interesse em compras de produtos relacionados à fotografia”.

Para a pesquisa o instituto Navegg coletou dados nos últimos 30 dias dos mais de 75 milhões de internautas que compõem sua rede.

Site: IDG Now!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *