Frases: Fantasias abandonadas pela razão produzem monstros impossíveis

03/05/2011 0 Por Fernando de Oliveira

Fantasias abandonadas pela razão produzem monstros impossíveis.” Francisco Goya

O mundo não é composto só de realidade. Ninguém anda nas ruas pensando apenas no concretismo do dia a dia (este hífen caiu na reforma ortográfica). Não há como não voar para lugares onde só a mente pode nos levar. Nossa vida não pode ser pautada somente pelo que existe, precisa ser levada pelos sonhos.

Mais importante que sonhar é nunca abandonar esses sonhos. São os sonhos abandonados que produzem nossos monstros e que nos fazem tomar atitudes que jamais imaginaríamos. São esses monstros que nos fazem perder a razão, o respeito e dar vazão a mágoas que nem deveriam ser cultivadas.

Monstros existem e estão dentro de nós. Essa é outra daquelas afirmações da qual não há como discordar. Precisamos é aprender a domá-los, controlá-los.

O impossível pode estar em uma nuvem, em uma laje, em um sobrado ou em um subsolo. Pode estar em um olhar meigo ou em um grito repleto de ira. O impossível não precisa ser linear, não precisa ser preto ou branco. Tem tons, fragmentos que compõem uma paisagem nem sempre nítida. Uma projeção de slides muitas vezes desfocadas.