É o fim do Canecão?

Na última segunda-feira (10) as bilheterias do Canecão, a mais famosa casa de espetáculos do Brasil, foram lacradas por conta de uma ordem judicial ganha pela UFRJ, dona do terreno onde funciona(va) a casa. Uma briga de décadas entre os donos do Canecão e a universidade se arrastava na Justiça e, finalmente foi chegada a hora de uma decisão final.

Infelizmente, o reitor da UFRJ, o professor Aloísio Teixeira – que sempre me pareceu uma pessoa ponderada e com os pés no chão – mostra-se intransigente com o funcionamento do Canecão. Claro que não há condições de negociar com os antigos proprietários, mas ignorar a importância histórica do local para a Cultura brasileira é lamentável. Ouvir frases como: O Canecão não era uma boa casa de espetáculos, reforça a minha convicção de que a maioria das pessoas da academia são dissociados da realidade. Tente conseguir uma resposta direta de um cientista ou pesquisador.

Por lá passaram nomes importantes da música nacional e internacional e assim deveria continuar. Transformar o imóvel em espaço cultural, artístico, científico e acadêmico, é PIADA! Saber que o ministro da Educação apoia a ideia e que nosso prefeito não partiu para tentar qualquer solução que mantenha o Canecão em funcionamento é triste.

Nem vale a pena destacar alguns dos shows que assisti lá ou as festas de empresas das quais participei e jamais esquecerei. O Rio perde – por incompetência de uns e intransigência de outros – um palco que ajudou a construiu muito da nossa história.

Outro protesto vai contra o cancelamento dos shows já programados. Pelo jeito, Johnny Winter vai morrer antes de conseguir tocar no Rio.

Confira a lista dos shows internacionais de 2010 no Rio no post Agenda de shows internacionais no Rio em 2010

Saiba mais sobre o fechamento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.