Churrasco, um estilo de vida

23/02/2009 3 Por Fernando de Oliveira

churrasco1 Da mesma forma que cozinhar é um estado de espírito, algo muito maior que apenas estar na frente de um fogão, que engloba o ambiente e as pessoas para quem se vai cozinhar, Churrasco é um ‘evento’ maior ainda. É um estilo de vida.
Admito que minhas experiências, principalmente em casa, não ajudam. Sempre sofro com equipamentos ruins (facas, churrasqueiras, etc), o que tira muito do prazer de comandar um churrasco. Nunca fui apaixonado por retirar sebo, deixar a quantidade certa de gordura nas carnes, temperar asinhas e outros preparativos. Até faço coisas boas (um bom bacalhau na brasa), mas, definitivamente, não sou do ‘Sul’ de lugar nenhum.

cerva-e-churrascoConheço quem adore ficar horas preparando tudo. Há quem fique com brilho nos olhos ensinando a cortar uma carne no sentido das fibras, etc. Acho que até poderia ter me aperfeiçoado, mas parece que esse nunca foi o plano divino. Acho melhor mesmo ficar apenas auxiliando os verdadeiros profissionais e bebendo uma geladinha.

Dizem que carnaval é um bom companheiro para um churrasco. Acho que churrasco é sempre um bom companheiro (ponto). Sendo assim, minhas homenagens aos churrasqueiros.

Vida longa ao churrasco.