Atum com crosta de gergelim e molho teriyaki

05/10/2008 13 Por Fernando de Oliveira

Sábado am casa, por conta de problemas dentários, e a necessidade de comer algo macio, foram o cenário perfeito para mais uma experiência culinária. O atum com crosta de gergelim e molho teriyaki pareceu uma escolha apropriada.

Para preparar a minha receita (que mais uma vez é uma adaptação de várias outras) é necessário meio quilo de atum fresco (o congelado é mais difícil de cortar, pois ele dissolve) cortado em formato de medalhões ou bifes bem grossos, açúcar mascavo, gergelim (com casca) preto e branco, vinagre balsâmico, gengibre, vinho do Porto branco (ou saquê), molho shoyo e dois limões.

Já tem o seu Bowl? Aproveite a oferta


Modo de preparo (atum)

Corte o atum em formato de medalhão ou bifes grossos. Em uma travessa esprema o suco dos limões e gengibre bem picadinho (a gosto).

Coloque o peixe para marinar por 30 minutos, temperando suavemente à parte que ficar para cima com um pouco de sal e pimenta do reino. Após esse tempo, vire o peixe, tempere novamente à parte que ficar por cima e deixe marinar por mais 30 minutos.

Enquanto o atum pega o tempero, em uma tigela misture:
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de molho shoyo
1 dose (pequena) de vinho do porto (ou saquê)
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
Gengibre a gosto

Coloque um fio de azeite em uma frigideira e coloque rapidamente o atum, derramando o gergelim na parte de cima. Vire o peixe (deixando-o cru por dentro) e derrame o gergelim do lado que ainda não recebeu as sementes.

Tire e reserve.

O molho

Em uma panela, em fogo bem baixo, coloque outras duas colheres de sopa de açúcar mascavo e mexa até derreter. Então, misture o conteúdo da tigela até conseguir uma consistência entre o líqüido e o cremoso.

Coloque por cima do atum e sirva.

Não consegui fotografar o passo-a-passo e, como vocês devem ter notado, o vinho do Porto branco entrou como substituto aos dois tipos de saquê normalmente usados para o molho (as fotos do post são meramente ilustrativas).

Rápido, fácil e gostoso.