O hambúrguer, que é uma criação alemã, se popularizou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. Neste dia 28 de maio, há varias maneiras de comemorar o seu dia
Ele é o rei em praticamente todos os fast foods do mundo. Não importa se feito com a tradicional carne bovina, se é preparado com frango, carne suína ou em alguma forma vegetariana. O hambúrguer é sempre uma boa opção para um lanche rápido.
No dia 28 de maio é comemorado, em várias partes do mundo, o “Dia do Hambúrguer”. Para ajudar na comemoração, o Blog do Feroli vai reproduzir duas receitas diferentes e ainda dar uma dica para os moradores de Niterói, no Rio de Janeiro.
Mas que os moradores das outras cidades do Brasil não fiquem tristes. A quase totalidade das redes de fast food no Brasil terão promoções especiais para a data.
- Bob’s lança mais uma versão de hambúrger à base de plantas
- No Dia do Hambúrguer já pensou em experimentar um sem carne?
Hambúrguer de falafel (vegano)
Esta receita é da chef e nutricionista Camile Fiuza e tem como base massa de grão de bico e, como acompanhamento, maionese de quinoa.
Ingredientes
- 300 gramas de Grão de Bico
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1?2 cebola roxa
- 1 dente de alho pequeno
- 1?4 de xícara de salsinha
- 1?4 de cebolinha
- 1 colher de chá de cominho em pó
- Pitada de canela e de sal
- 2 colheres de sopa de farinha de aveia ou farinha de arroz
Modo de Preparo
Em um processador, bata bem o Grão de Bico Vapza e o azeite de oliva, até virar uma pasta. Depois despeje essa pasta em um bowl e reserve. Coloque todos os ingredientes restantes em um processador e triture bem, depois misture na massa de grão de bico, e mexa. Separe a massa em porções de 150g, e modele com as mãos. Leve os hambúrgueres para assar em forno pré-aquecido 200° por 20-25 minutos, até estarem bem dourados e crocantes.
Maionese de Quinoa
Ingredientes
- 1 xícara de Quinoa Branca cozida
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 dente de alho pequeno
- 1 colher de sobremesa de mostarda Dijon (opcional)
- Sal
- 2 colheres de sopa de suco de limão (se usar siciliano, dá um sabor especial)
- 15g de salsinha
- 300ml de água (ou o quanto for necessário até chegar na consistência que deseja)
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata, e vá adicionando a água aos poucos até ficar bem cremoso ou na consistência que você deseja. Deixe bater bem até virar um creme bem liso e os grãos de quinoa sumirem por completo. Coloque em um pote com uma vedação e mantenha sob refrigeração.
Dica: como é uma maionese que não leva ovo, tem uma validade maior, então se sobrar, dá para consumir sem medo.
Versão saudável com aveia e gergelim
Já os alunos do Colégio Marista Arquidiocesano, de São Paulo (SP), sugerem a receita de um hambúrguer artesanal feito com aveia e gergelim negro.
É mais uma opção para os que seguem a linha menos tradicional
Ingredientes
- 500g de carne moída
- 4 colheres de sopa de aveia em flocos finos
- 1 e meia colher de chá de sal
- ½ cebola picada
- 1 colher de sopa de gergelim negro
- 1 ovo
- Salsinha e alho-poró a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo.
Modele os hambúrgueres em tamanhos médios e coloque-os em uma forma untada com azeite. Leve ao forno médio (180°C), por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo.
O hambúrguer pode ser servido com queijo e compor um delicioso sanduíche, ou como opção proteica de uma refeição, sendo servido com saladas cruas e legumes ou com batata rústica, assada ou purês.
Dica para quem é de Niterói e gosta de carne
Já para os mais tradicionais e que moram na cidade de Niterói, a dica é experimentar um dos novos sanduíches da hamburgueria NitBurger.
São três hambúrgueres com blend de carne defumada artesanalmente, o que faz muita diferença.
O hambúrguer fica exposto à fumaça proveniente da queima da lenha durante 1h30min.
E, como “bacon é vida”, nosso voto vai para o Smoked Bacon (com 160g de carne bovina defumada, triplo queijo muçarela, muito bacon, maionese e pão brioche).
Feliz “Dia do Hambúrguer”.