Estes imóveis compactos são os preferidos por quem busca qualidade de vida aliada à otimização de tempo
A cidade maravilhosa é um dos locais preferidos daqueles que gostam de investir em imóveis. E se você deseja comprar um apartamento no RJ (Rio de Janeiro), é bom saber que nos últimos anos os compactos são os mais procurados e já correspondem a metade das negociações de empreendimentos novos.
Essa tendência é vivida principalmente na Zona Sul, onde os apartamentos compactos foram liberados para a venda. Eles podem ser comercializados em opções de com ou sem vaga de garagem, a única exigência é de que sejam próximos à estação de metrô. Mas, pelo que tudo indica, com o novo estilo de vida, principalmente dos jovens, garagem já não é mais problema na hora de alugar um imóvel.
O estudante que procura uma kitnet no RJ, por exemplo, é aquele que
aprendeu a usar meios alternativos de transporte: bicicleta, uber e até patinete. Tudo para fugir da loucura do trânsito, estacionamento, gasto com combustível, IPVA e seguro. Isso é o que os especialistas chamam de ‘novo estilo de vida’, que responde ao porquê dos imóveis compactos serem tão procurados em cidades grandes.
Novo estilo de vida
Compacto, é o tipo de imóvel que quem procura um apartamento em Copacabana, por exemplo, deseja, pois é fácil de cuidar, próximo a comércios principais, restaurantes e meios de transporte. Isso porque, o estilo de vida dos brasileiros mudou muito nos últimos anos.
As pessoas trabalham mais, estudam mais e, muitas vezes, se dividem em até dois empregos, ou dois ou três cursos de especialização. Tudo para ‘não ficar para trás’, nessa era chamada digital, onde tudo acontece e muda muito rápido. Os casamentos também ficaram em último plano, já que existem tantas outras prioridades. Casando-se cada vez mais tarde, os solteiros não querem muito espaço, pois ele significa menos serviço.
Com isso, o mercado imobiliário tem um público que pede por espaços cada vez menores, que atendam apenas às suas necessidades básicas, dormir e tomar banho, já que nem as refeições não são feitas mais em casa.
Economia e rentabilidade
Outro ponto favorável à compra de apartamentos compactos é o preço. Unidades menores significam melhor aproveitamento do espaço (terreno) e, com isso, podem custar menos, se comparados aos modelos projetados para a família.
Mas, não pense que a economia na hora da compra não garante uma alta rentabilidade. Esses imóveis são facilmente alugados e, para os locatários, não custa muito barato. É o preço que se paga por toda a praticidade que oferecem, já que a maioria são localizado em bairros que oferecem ótima infraestrutura aliada à segurança.
Praticidade dos imóveis compactos
Além disso, muitos desses condomínios oferecem espaços de lazer compartilhados e até serviços de lavanderia ou abrigam mercados autênticos in loco. Sem contar que, geralmente, as unidades já são mobiliadas e decoradas.
Tudo isso contribui para o aumento da procura, pois facilita a vida dos usuários, oferecendo uma estrutura comparada a um hotel, por um preço menor, pelo fato de ser cobrado mensalmente.
Então, se você já é um investidor ou está pensando em investir, aposte em imóveis compactos no Rio de Janeiro e não erre!