Gosta de caminhar sem a companhia de carros? Saiba onde ir

O Blog do Feroli selecionou algumas das melhores ruas para pedestres em vários países. Anote, guarde e visite na sua próxima viagem

Sedentarismo e poluição são alguns dos problemas atuais dos quais devemos nos afastar. Cada vez mais são criadas novas ruas de pedestres nas principais cidades do mundo.

O Blog do Feroli selecionou algumas das preferidas pela sua equipe para que você saiba onde passear na sua próxima viagem.

Rua Mouffetard — Paris

A Rue Mouffetard foi criada pelos romanos no século XII, sendo uma das mais antigas da cidade, e hoje é um passeio imperdível para quem for em Paris.

Lá temos padarias, restaurantes, queijarias, lojas exclusivas de foie gras, champanherias, mercadinhos de frutas, etc.

Ir até Paris e não visitar a Rue Mouffetard — chamada carinhosamente pelos parisienses de “la Mouffe” — é um pecado.

Como chegar:

A maneira mais fácil é ir de metrô (linha 7) e descer na estação Place Monge. Pegue a rue Saint- Médard e ande uns poucos metros. Pronto, chegou.

Carnaby Street — Londres

Ruas de pedestres

Mais que uma rua, a Carnaby Street, engloba mais de 100 lojas e 60 bares no West End, em Londres.

O lugar que já foi o epicentro da “Swinging London” na década de 1960, continua um dos pontos mais quentes da capital inglesa.

Era lá que astros como Jimi Hendrix, os Beatles, os Rolling Stones, e Elizabeth Taylor costumavam ir para se manterem atualizados com as últimas novidades da moda.

Totalmente voltada para os pedestres (desde 1973), a Carnaby Street é mais um dos pontos obrigatórios para se visitar em Londres.

Como chegar:

Por ser uma rua central, a Oxford Street tem várias estações de metrô ao seu redor — Bond Street (linhas Central e Jubilee), Oxford Circus, (linhas Bakerloo, Central e Victoria), Piccadilly Circus (linhas Bakerloo e Piccadilly), Tottenham Court Road (linhas Central e Northern), e Marble Arch (linha Central).

Todas elas ficam a poucos quarteirões de distância.

Também é possível ir de ônibus (linhas 3, 6, 8, 10, 12, 13, 15, 23, 25, 53, 73, 88, 94, 98, 113, 137, 139 e 159).

Strøget — Copenhague (Dinamarca)

Ruas de pedestres

Um paraíso para os consumistas. Exclusiva para pedestres desde 1962, a Strøget oferece 1,1 km de lojas e mais lojas, e tornando-se uma das maiores vias de comércio do mundo e um dos pontos turísticos da capital dinamarquesa.

Lá é possível encontrar as caríssimas Hermès e Prada, além das populares H&M e Zara. Ou seja, tem lojas para todos os bolsos.

Na Strøget também é quase impossível não esbarrar com artistas de rua fazendo todo tipo de performance.

Aproveite.

Como chegar:

Apesar de ser uma rua central e com várias linhas de ônibus passando por vias próximas, a melhor maneira de ir atá a Strøget é de metrô. Além da estação Kongens Nytorv (pertinho), recentemente foram inauguradas (em 2019) as estações City Hall Square e a Gammel Strand.

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

E o Brasil?

A tendência de criar ruas de pedestres cresce a cada dia nas cidades brasileiras (capitais ou não).

Rio de Janeiro, Porto Alegre, Petrópolis (RJ), São Paulo ou Belo Horizonte, todas poderiam ter exemplos citados, mas nossa escolha vai para uma cidade que se destaca por uma série de motivos.

Nossa cidade escolhida tem ótimos restaurantes, um Hard Rock Cafe, um museu do Holocausto e um sistema de transportes muito eficiente (e nem vamos falar do clima).

Rua das Flores — Curitiba

Ruas de pedestres

Ela é Curitiba, e a rua escolhida é a Rua das Flores (oficialmente chamada de Rua XV de Novembro).

Misturando história e consumo, a Rua das Flores é daqueles passeios que elevam a alma. Além disso, ela é uma das mais antigas ruas para pedestres do país (desde 1972), praticamente lançando uma tendência.

Como chegar:

Como Curitiba é bem provida de ônibus, esse é o melhor meio de chegar até a Rua das Flores.

São dezenas de linhas que passam perto dela e, a melhor maneira de saber qual utilizar é perguntando no hotel onde está hospedado ou utilizar algum aplicativo de mapas.

Muitas outras ruas de pedestres para visitar

Claro que há muitas outras ruas e vias de pedestres espalhadas pelas principais cidades do mundo. Neste post, por exemplo, não não citamos Nova York (que tem até uma antiga linha de metrô que se transformou em uma via para pedestres, a High Line).

Paris, que já tem várias ruas de pedestres, tem planos para transformar a Champs-Élysée em uma rua de pedestres. E isso para não falar em cidades como Lisboa, Miami, Barcelona ou Rio de Janeiro.

Champs-Élysée vai se transformar em uma via (quase) para pedestres

Ruas de pedestres

Não importa se você está na Ásia, Oceania ou nas Américas, não será difícil encontrar ruas para caminhar sem ter que se preocupar com atropelamentos, barulhos de motores ou gases de escapamentos.

Fotos: reprodução internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *