O Rio de Janeiro continua lindo, mesmo aos 456 anos

Mesmo maltratada por seguidas administrações desastrosas, a Cidade Maravilhosa, aos 456 anos, “continua maravilhando” seus visitantes

A cidade do Rio de Janeiro completa 456 anos de vida ainda merecendo o título de “Cidade Maravilhosa”, mesmo sendo maltratado por seguidos governos desastrosos e corruptos.

Poucas cidades no mundo podem reunir paria, montanha e floresta, e o Rio é uma delas.

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Cariocas são gente boa

Além dos atrativos naturais, o Rio ainda conta com os cariocas: bem humorados, acolhedores e naturalmente festeiros.

E, por onde quer que você vá, sempre há alguém disposto a ajudar no que for possível. Claro, há a violência e os assaltos, mas, como dissemos, a cidade vem sendo maltratada faz muitos anos.

Passeios imperdíveis nos 456 anos

A quantidade de passeios imperdíveis para o turista que visita o Rio de Janeiro é quase incontável. Nós, do Blog do Feroli, separamos 15 dos que consideramos os mais icônicos (sem ordem pré-definida).

Conheça os restaurantes tradicionais do Rio

Calçadão de Copacabana — Caminhar no calçadão da praia mais famosa da cidade é um privilégio. O visual é lindo e fica melhor ainda acompanhado de uma água de coco, chopp ou caipirinha. Só tome cuidado durante a noite, quando os assaltos se tornam mais frequentes.

Cristo Redentor

Rio de Janeiro completa 456 anos

Tirar uma foto aos pés do Cristo é obrigatório para todos os turistas (e moradores). A estátua é um ícone da cidade e é reconhecida em qualquer lugar do mundo.

Pão de Açúcar

Rio de Janeiro completa 456 anos

Subir o pão de açúcar de bondinho e ver a vista do Rio de cima do Pão de Açúcar é de tirar o fôlego de qualquer um. Fiquem tranquilos: o bondinho resiste até mesmo ao James Bond lutando contra algum vilão.

Jardim Botânico

Rio de Janeiro completa 456 anos

Fundado em 1808, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro possui uma grande variedade de plantas, além de um orquidário, um jardim mexicano e um japonês. É um programão para adultos e crianças.

Theatro Municipal

Rio de Janeiro completa 456 anos

Apesar do nome, o prédio, inaugurado em 1909, é administrado pelo governo do estado e não pela prefeitura. É um dos mais belos teatros do Brasil e palco de grandes espetáculos. Vale demais a visita.

Floresta da Tijuca

Considerada a maior floresta tropical urbana do mundo, a Floresta da Tijuca tem cachoeiras, trilhas e muito verde para apreciar e relaxar. E, aos fins de semana, ainda é possível almoçar no aconchegante restaurante Os Esquilos.

Museu do Amanhã

Rio de Janeiro completa 456 anos

Inaugurado em 2015 e ainda com cheirinho de novo, o Museu do Amanhã brilha pelo conteúdo e pela belíssima arquitetura. Já são mais de 3 milhões de visitantes que se surpreendem com as exposições voltadas para a tecnologia, ecologia e ciências.

Quinta da Boa Vista

Um dos lugares com mais história na cidade, a Quinta da Boa Vista é um parque da Zona Norte da cidade, pertinho do Maracanã. Gigantesco (são 155 mil m²), foi a residência oficial da família real de 1808 até a Proclamação da República, em 1889.

Lá também está localizado o zoológico da cidade e o Museu Nacional, que, por negligência, incompetência e má administração, foi alvo de um incêndio em 2018 e ainda não tem uma data definida para a sua reabertura.

Maracanã

Rio de Janeiro completa 456 anos

Um dos templos sagrados do futebol mundial, o Maracanã é uma parada obrigatória para todo turista (goste ou não do velho esporte bretão). Caso não haja jogos (ou o público ainda não esteja liberado) pode ser possível fazer um tour pelo estádio.

Lapa

Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

O bairro boêmio do centro do Rio é perfeito para quem gosta de agito, samba, rock e antiquários. Seja de dia, ou seja a noite, a Lapa é um ótimo passeio. Lá está o Circo Voador, várias casas especializadas em samba de raiz e, uma vez por mês, é palco de uma feira ao ar livre cheia de artesanato, coisas antigas, boa comida e música ao vivo. Agora, as aglomerações não são recomendadas, mas vamos torcer para que possam voltar logo.

Real Gabinete Português de Leitura

Considerada um dos mais belas bibliotecas/espaços de leitura do mundo, o Real Gabinete Português de Leitura, inaugurado em 1837, fica localizado em um pequeno prédio no centro da cidade, mas é de impressionar mesmo quem não tem o hábito de ler.

Mirante Dona Marta

Rio de Janeiro completa 456 anos

Lugar de onde é possível apreciar uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, o Mirante Dona Marta, oficialmente, faz parte do Parque Nacional da Tijuca e está localizado a 364 metros de altitude.

Para chegar até lá, só de carro e, como não há um policiamento regular, é aconselhável ir durante o dia e, se possível em grupos não muito pequenos.

Pôr do sol no Arpoador

Um dos programas preferidos do carioca é ver o pôr do sol na praia do Arpoador e bater palmas para a natureza. Acredite, ela (a natureza) merece.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Um dos lugares mais populares para caminhar, pedalar e beber uma água de coco. Com sorte, ainda pode-se encontrar uma capivara pelo caminho.

Feira de São Cristóvão

Localizada no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no bairro de São Cristóvão, a feira (antes apelidada de ”Feira dos Paraíbas”) é um dos programas mais bacanas da cidade e transpira cultura nordestina por todos os cantos.

Um bom lugar para comer bem, dançar um forró e comprar produtos nordestinos. Tem um bom estacionamento e um ingresso camarada (R$ 6). Funciona de sexta a domingo.

Extra: Confeitaria Colombo

Ela é linda, é tradicional e cheia de glamour. Não entrou na lista dos 10 programas, mas ganha um voto de louvor. Tomar um chá na Confeitaria Colombo, com seus mais de 100 anos, é algo mágico.

É só olhar a imagem do interior do salão inaugurado em 1894 para entender do que estamos falando.

Muitas outras coisas para ver e fazer

Claro que esses não são necessariamente os melhores passeios do Rio (depende do ponto de vista e do gosto de cada um), mas são programas mais que imperdíveis.

Há mais praias, museus e pontos turísticos para serem incluídos em uma visita mais extensa (Pedra da Gávea, AquaRIO, Parque das Ruínas, Mosteiro de São Bento, Palácio do Catete, etc), mas esse texto não acabaria nunca se fôssemos citar todas as belezas dessa “senhora” de 456 anos.

E, como não poderia deixar de ser, por causa da pandemia, todos os passeios (quando estiverem disponíveis) precisarão de agendamento antecipado.

Não deixem de checar a disponibilidade dos passeios e os preços (ou deixe que fazemos isso para você). Mande um e-mail para [email protected] e diga em quais passeios está interessado.

Faça o teste para descobrir o seu perfil de viajante e entre em contato conosco para que façamos um roteiro personalizado para a sua viagem.

BANNER - perfil-de-viajante
Faça o teste, descubra seu perfil e solicite seu roteiro personalizado ao Blog do Feroli. Basta clicar no banner!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *