Trem Republicano: uma opção de passeio dentro do Brasil

Uma das alternativas menos aproveitadas no país, o turismo ferroviário ganha uma nova rota no interior de São Paulo: o Trem Republicano

Pode ser que os leitores do blog já estejam um pouco de saco cheio de falarmos de viagens de trem, mas elas são uma das melhores coisas para se fazer na Europa ou nos Estados Unidos.

Infelizmente, no Brasil, o transporte ferroviário é bastante precário, prejudicando demais as possibilidades do turismo ferroviário.

Felizmente essa realidade está mudando e novas rotas turísticas estão surgindo. Uma das mais recentes é o “Trem Republicano”, que liga as cidades de Itu e Salto, em São Paulo.

Um passeio que conta um pouco da história do Brasil

Um dos atrativos do Trem Republicano é contar um pouco da história do Brasil, passando por locais que marcaram a proclamação da república.

Nos seus curtos 7,6 km (e cerca de 1h de viagem) o trem conta com guias que contam a história da proclamação e outras curiosidades do trajeto.

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Vagões e estações modernas

Para tornar a curta viagem mais aconchegante, as estações de Itu e Salto foram reformadas e, assim como os vagões, passam por um processo de desinfecção diário que, segundo a operadora, garante eficiência completa por até 72 horas.

Por falar em vagões, eles (são três) foram remodelados seguindo o projeto da arquiteta Lucille Amaral e ganharam nomes de grandes nomes da nossa história e cultura.

São eles:

Anselmo Duarte, Olímpia Fonseca de Almeida Prado e Prudente de Moraes.

O Anselmo Duarte — grande nome do nosso cinema — é o mais luxuoso. Além disso, é um vagão “pet friendly”, o que significa que foi adaptado e está preparado para receber animais de estimação.

Trem Republicano
O interior do Anselmo Duarte é lindo

Já o Olímpia Fonseca de Almeida Prado — esposa do republicano Carlos Vasconcelos de Almeida Prado — é um vagão intermediário, mas com várias adaptações de acessibilidade para pessoas que possuam necessidades especiais.

Por último, há o vagão Prudente de Moraes, o mais convencional (e barato) dos três, mas que proporciona uma experiência muito agradável, já que em todos os vagões há serviço de bordo.

Além disso, o trem que pode transportar até 140 passageiros, está operando apenas com 50% da sua capacidade para atender aos protocolos de segurança por conta da pandemia.

Os preços variam entre R$ 77 e R$ 395 (com city tour, almoço e outros mimos). As reservas podem ser feitas online neste link.

O melhor lugar para sua viagem de trem

Turismo ferroviário em crescimento no Brasil

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre 2004 a 2014 existiam 17 trens turísticos em operação no Brasil. Hoje, este número subiu para 28.

É verdade que não temos uma malha ferroviária que possa se comparar a europeia e que faltam roteiros como o do Orient Express ou o Eurostar, por exemplo, mas o turismo ferroviário (assim como o transporte de passageiros) é um setor que merece uma maior atenção das nossas autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *