Já sofreu na hora de fazer uma conexão? Saiba como é no Aeroporto de Guarulhos

Fazer uma conexão pode ser algo simples ou causar muita tensão. São terminais e portões que podem ser trocados na última hora, deixando o passageiro perdido. Veja como é em Guarulhos

Quem nunca viu uma série de pessoas correndo pelos terminais de algum grande aeroporto do mundo? Muitas vezes essa correria é por conta de alguma conexão que precisa ser feita.

Aqui no Brasil, temos o maior aeroporto da América do Sul — o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo — que, apesar de ser razoavelmente grande, não apresenta muitas dificuldades para o passageiro, mas elas existem.

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”9″ ideal_para_lbl=”Brasil” theme=”card-large” coupon=”BLOGDOFEROLI5″ show_logo=”true”/]

Na última viagem para Buenos Aires, o voo que sairia do Terminal 3 foi transferido para o Terminal 1 e, para piorar, o avião estava aterrado no último portão do terminal. O resultado foi uma dessas correrias loucas pelo aeroporto. Mas deu tudo certo.

E, como não é muito fácil conseguir voos diretos e por preços justos nos dias de hoje, é bem provável que você seja obrigado a passar por Guarulhos antes de chegar ao seu destino final.

Dicas para uma conexão tranquila em Guarulhos

Algumas das dicas para uma conexão segura servem para qualquer aeroporto do mundo e outras são bem específicas do aeroporto paulista. Vamos a elas:

A primeira coisa a fazer é verificar com a equipe de terra da empresa pela qual está viajando se será preciso retirar a bagagem e fazer novo despacho.

Clique na imagem e baixe o aplicativo do aeroporto

Também é muito importante confirmar com eles em qual terminal será feito o novo embarque — essa informação pode ser vista no aplicativo da empresa aérea ou do próprio aeroporto e deve ser checada sempre.

Obs: Evite surpresas. Nunca deixe para confirmar o terminal e o portão muito perto da hora do embarque.

Como ir de um terminal para outro em Guarulhos

Todos os grandes aeroportos do mundo possuem um sistema de transporte interno que permite aos passageiros uma movimentação razoavelmente rápida e confortável.

Em Guarulhos, esse transporte é feito por um serviço de ônibus (gratuitos) que circulam entre os terminais 1, 2 e 3. Esse ônibus podem ser encontrados nas aéreas externas do terminal (há pontos bem sinalizados) e eles circulam com intervalos de aproximadamente 15 minutos.

Portanto, é preciso levar em conta que, na pior das hipóteses, um deslocamento entre o terminal 1 e 3 pode demorar até 30 minutos (15 de espera e mais 15 do trajeto). Ou seja, nunca deixa para fazer esse deslocamento muito perto do horário de embarque. Evite imprevistos desagradáveis.

O trajeto dos ônibus sempre segue a numeração dos terminais. Assim, uma viagem entre os terminais 1 e 2 (por exemplo) será mais rápido que entre os terminais 3 e 2.

Obs: Durante a madrugada o intervalo entre os ônibus pode ser de até 1 hora.

Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Há um tempo ideal entre um voo e outro?

A resposta para essa pergunta é: sim e não!

Apesar de não haver um intervalo de tempo determinado ou ideal (depende da empresa pela qual está viajando, do aeroporto e até das condições climáticas), achamos que um intervalo de 1h30 é o mínimo para garantir com alguma segurança que não se perca o voo.

No caso dos voos internacionais ou quando é preciso retirar as malas e despachá-las novamente, um intervalo de pelo menos 3 horas é mais indicado.

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

O que fazer durante a espera pela conexão?

Dependendo do tempo de espera entre um voo e outro é possível fazer compras no aeroporto, fazer uma refeição, descansar ou até mesmo dar um passeio pela cidade.

Infelizmente, Guarulhos não é nenhuma Paris, Londres ou Nova York. Talvez um passeio pela cidade possa não ser uma opção das mais atraentes, mas é sempre um motivo para sair do aeroporto.

Sabe como é o aeroporto de Guarulhos?

Aeroporto Internacional de Guarulhos

Como já dissemos antes, são três terminais usados pelas empresas aéreas. Como a malha aérea foi bastante modificada por conta da pandemia e como mudanças de última hora sempre podem acontecer, ficar de olho nos quadros de aviso e no app do aeroporto é muito importante.

O Terminal 1 é usado basicamente para voos nacionais, o 2 tem voos nacionais e internacionais e o 3, hoje, concentra a maior parte dos voos internacionais.

Aeroporto Internacional de Guarulhos

Nos três terminais há praças de alimentação e livrarias. As opções variam de terminal para terminal, mas grandes marcas de fast food podem ser encontradas.

No 2, por exemplo, também podemos encontrar bancos, casas de câmbio, caixas eletrônicos e até um supermercado. No 3, há as salas VIP (a maioria delas está desativada) e alguns restaurantes mais sofisticados.

Aeroporto Internacional de Guarulhos

Também há hotéis nos terminais 2 e 3, caso o intervalo entre os voos seja realmente grande ou caso algum problema cause atraso na sua conexão.

Não seja pego de surpresa

Aeroporto Internacional de Guarulhos

Hoje (24 de dezembro), há vários serviços que não estão funcionando. O estacionamento do Terminal 3, por exemplo, está desativado temporariamente. Entretanto, o serviço de wi-fi gratuito (válido por 4 horas) continua funcionando.

Lembre que o aeroporto fica na cidade de Guarulhos e não na de São Paulo. Pensar em dar uma esticada até a capital paulista pode ser uma armadilha por conta do trânsito e da distância. Só faça isso se tiver muito tempo disponível.

Conexão em aeroportos diferentes

Algumas vezes as cias aéreas fazem conexões com voos em aeroportos diferentes. Assim, é possível ter que ir (no caso de Guarulhos) para Congonhas ou Viracopos (em Campinas).

Nesses casos, normalmente, as próprias empresas aéreas oferecem o serviço de transfer, mas é sempre bom conferir antes de comprar a passagem. O custo do deslocamento pode tornar qualquer economia inviável.

Aeroporto Internacional de Guarulhos
Clique e veja o itinerário dos ônibus da Azul

Outro ponto importante é, no caso de precisar ir para um aeroporto diferente, é verificar se o intervalo entre os voos é suficiente para o deslocamento.

Grande parte dessas dicas é útil para qualquer grande aeroporto do mundo. Não deixe sua viagem acabar antes mesmo de começar.

Feliz 2021!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *