Morre o guitarrista Eddie Van Halen

Van Halen lutava contra um câncer na garganta faz alguns anos. Líder da banda que levava o seu sobrenome, morreu aos 65 anos, deixando muitas boas lembranças para os fãs de solos de guitarra

O guitarrista Eddie Van Halen morreu nesta terça-feira (6) em um hospital de Santa Monica, na Califórnia (EUA). Segundo o site de notícias TMZ, Eddie estava acompanhado da mulher (Janie), do filho (Wolfgang) e do irmão Alex, que era o baterista da banda que levava o sobrenome da família.

O músico lutava, faz alguns anos, contra um câncer na garganta, que fez, junto com as eternas brigas com o vocalista David Lee Roth, com que a carreira da banda fosse abreviada nos últimos tempos, com turnês canceladas e pouca atividade após o lançamento do álbum A Different Kind of Truth (2012).

Inovador e polêmico

Van Halen revolucionou o mundo da guitarra. Sua velocidade e sua técnica abriram novas portas para uma série de novos nomes.

Apesar disso, muita gente acha que a música produzida pela banda é “farofeira” ou “presepeira”, sua performance com o instrumento não deixa dúvidas sobre a sua importância e genialidade musical.

O reconhecimento do seu talento chegou ao ápice quando foi convidado por Michael Jackson para fazer um solo em uma das canções do álbum Thriller, que bateu todos os recordes de vendas. O solo de Beat it é um dos pontos altos do álbum.

Pouco tempo depois, a banda lançou o álbum “1984“, onde estourou com a canção “Jump”.

A discografia do Van Halen tem vários sucessos e canções conhecidas, que ganharam ótimas versões no álbum “Tokyo Dome in Concert” (2015), último lançamento oficial do grupo.

Van Halen no Brasil

Infelizmente o Brasil nunca esteve no radar do Van Halen. A banda visitou o país uma única vez e tocou em lugares onde a acústica não ajudava.

O show no Maracanãzinho (no Rio de Janeiro) foi uma prova disso. Quem esteve lá pôde ver (e ouvir) uma banda afiada que lutava contra as péssimas condições técnicas do local.

Veja como foi o show deles em São Paulo.

Uma grande perda não apenas para o rock

Eddie Van Halen nos deixa e com ele acabam as esperanças de vê-lo ao vivo mais uma vez Claro que sempre existe a possibilidade de lançarem material inédito da banda, mas, sejamos sinceros, não é a mesma coisa.

Eddie é mais um dos grandes guitarristas que nos deixam antes do que deveriam. Escrever este texto, acreditem, não foi fácil.

One Reply to “Morre o guitarrista Eddie Van Halen”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *